Article

Feature Article
Resumo

Doenças peri-implantares, incluindo mucosite peri-implantar e peri-implantite, são complicações comuns que ocorrem ao redor dos implantes dentários. A detecção precoce de doenças peri-implantares e o manejo oportuno são de importância crítica para o sucesso em longo prazo do tratamento com implantes dentários.

Radiografias intraorais e medições de sondagem peri-implantar devem ser obtidas após a conclusão da terapia com implantes para estabelecer uma linha de base. Nos exames subsequentes, caso sejam observados sinais clínicos de inflamação ou progressão das profundidades de sondagem, deve ser feita uma radiografia para avaliar os níveis ósseos peri-implantares e confirmar o diagnóstico.

Os clínicos devem realizar sondagens peri-implantares para monitorar as condições peri-implantares em cada consulta de manutenção, a fim de detectar alterações nas condições de saúde em um estágio inicial. A identificação e o tratamento da mucosite peri-implantar são fundamentais para a prevenção primária da peri-implantite. A detecção precoce da doença peri-implantar favorece uma abordagem de tratamento não cirúrgico mais conservadora, enquanto a peri-implantite diagnosticada com perda óssea mais avançada geralmente requer intervenção cirúrgica.

Cuidados peri-implantares regulares de manutenção (CPIS) são recomendados para todos os pacientes com implantes dentários. Uma abordagem abrangente cobrindo vários aspectos, incluindo o monitoramento da saúde dos tecidos peri-implantares/periodontais, a redução ou modificação dos fatores de risco, o reforço de práticas individualizadas de higiene bucal e de remoção mecânica profissional da placa. O CPIS também envolve avaliação de risco para determinar o intervalo de manutenção apropriado para cada paciente. Ao implementar o CPIS, os clínicos podem reduzir proativamente o risco de complicações, gerir doenças peri-implantares e garantir o sucesso em longo prazo do tratamento com implantes dentários. Os dentistas e os pacientes devem estar bem informados sobre o seu papel no estabelecimento de um programa preventivo.

Introdução

Como profissionais de saúde oral, o nosso objetivo é proporcionar aos pacientes que recebem próteses sobre implantes dentários resultados de tratamento bem-sucedidos em longo prazo, através da implementação de um elevado padrão de cuidados e de uma abordagem preventiva.

Doenças peri-implantares, mucosite peri-implantar e peri-implantite referem-se às condições inflamatórias associadas ao biofilme que afetam os tecidos ao redor dos implantes dentários. As doenças peri-implantares são complicações frequentes após o tratamento com implantes (Derks e Tomasi 2015). A detecção precoce destas condições e a intervenção imediata são cruciais para prevenir a progressão da doença, preservar a longevidade do implante e garantir a satisfação geral e a qualidade de vida dos pacientes. Este artigo enfatiza o papel crítico do diagnóstico precoce da mucosite peri-implantar e peri-implantite, e destaca a importância dos cuidados peri-implantares regulares de manutenção (CPIS) na manutenção da saúde dos tecidos peri-implantares (Figs. 1a - b).

open_in_full
open_in_full
Fig. 1a: Condições peri-implantares saudáveis no local do implante 11 após a entrega da coroa implantossuportada. Os tecidos moles peri-implantares têm aparência clínica semelhante aos tecidos gengivais saudáveis que circundam os dentes adjacentes. As profundidades de sondagem são ≤ 3 mm com ausência de sangramento à sondagem
Fig. 1b: Tecidos moles peri-implantares saudáveis circundando dois implantes adjacentes com coroas esplintadas, após tratamento de peri-implantite e cuidados peri-implantares de manutenção regulares de 3 a 4 meses. Embora os implantes estejam obviamente colocados próximos uns dos outros, o paciente conseguiu manter um bom controle da placa bacteriana usando uma pequena escova interdental
Fig. 1a Fig. 1b

A importância do diagnóstico precoce das doenças peri-implantares não deve ser subestimada. A mucosite peri-implantar é considerada o precursor da peri-implantite, uma condição que pode progredir rapidamente, levando à perda óssea avançada e eventual perda do implante. A detecção precoce de inflamação dos tecidos moles peri-implantares sem perda de manutenção ósseo peri-implantar (mucosite peri-implantar) e a implementação de um tratamento adequado são fundamentais para a prevenção primária da peri-implantite.