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Introdução

Os tempos estão mudando e agora, mais do que nunca, os dentistas costumam usar o Instagram, uma popular plataforma de mídia de compartilhamento de fotos e vídeos, para mostrar seu trabalho, compartilhar conteúdo educacional e se conectar com pacientes e colegas. O Instagram pode ser uma forma eficaz de os dentistas interagirem com pacientes atuais e potenciais, bem como de se estabelecerem como autoridades na área da odontologia.

À medida que a popularidade do Instagram aumenta, existem muitos cursos e recursos disponíveis para ajudar o usuário a aumentar o número de seguidores e o engajamento na plataforma. Embora nunca tenha feito nenhum desses cursos, tive a sorte de encontrar uma maneira de aumentar os meus seguidores no Instagram por meio de tentativa e erro. Aumentar o engajamento na sua conta do Instagram pode ser uma jornada emocionante, mas requer dedicação, estratégia, sacrifícios e paciência. E como qualquer plataforma de mídia social, é especialmente importante para nós, dentistas, manter o profissionalismo e aderir às diretrizes éticas ao compartilhar conteúdo.

Seja este o caminho certo ou errado, compartilharei com vocês o que funcionou para mim ao longo dos anos para me tornar não necessariamente “Insta-famoso”, mas sim “Insta-relevante”.

A Jornada

Embora eu tenha uma conta pessoal no Instagram, decidi criar uma conta profissional separada para ajudar a estabelecer uma identidade de marca e também apresentar nosso consultório odontológico. Nossa equipe odontológica realmente faz muito para garantir que nossos pacientes sejam bem atendidos, e eu queria usar esta plataforma como forma de reconhecer os esforços de minha equipe. Essas formas incluem, mas não estão limitadas a: aniversários, semana nacional de higiene oral, aniversários ou qualquer coisa que lhes permita saber que são muito apreciados.

Também recomendo usar uma conta profissional para se conectar com dentistas locais. Como eu não tinha certeza se alguém queria ver fotos de casos periodontais e cirúrgicas cheias de sangue, optei por compartilhar casos que mostravam apenas fotos de antes e depois para me conectar efetivamente com dentistas que me encaminhavam pacientes e aumentar o número de encaminhamentos para nossa clínica de periodontia.

Na primavera de 2020, a pandemia da COVID-19 levou a isolamentos generalizados em todo o mundo e, em última instância, no nosso consultório. Com mais tempo livre durante a paralisação, comecei a olhar mais contas odontológicas no Instagram e percebi que muitos procedimentos cirúrgicos estavam sendo mostrados. Eu não conseguia acreditar na riqueza de informações sobre diferentes técnicas, tecnologias e biomateriais disponíveis tão prontamente e facilmente no Instagram. Comecei a me perguntar por que havia chegado tão tarde a esse jogo e se ousaria fazer o mesmo. Eu estava mais preocupado com o risco de assustar e perder pacientes com fotos de casos periodontais e cirurgias  com muito sangue. Embora essa preocupação possa ter me impedido de atender a alguns possíveis pacientes, a realidade era que eu não estava perdendo nenhum paciente e, na verdade, ainda estava atendendo a um grande volume de pacientes. E, melhor ainda, minha conta no Instagram começou realmente a crescer!

Aqui estão algumas dicas para ajudar a aumentar sua conta do Instagram:

1. Otimize seu perfil

Eu sei que isso parece banal, mas seja “você” e não outra pessoa. Certifique-se de que sua descrição descreva claramente quem você é e o que faz. Inclua uma foto de perfil clara e atualizada junto com um link para seu site e outros conteúdos relevantes. A utilização de uma ferramenta popular, como o Linktree, permite que você forneça ao seu público acesso a conteúdo adicional que não está no Instagram, como webinars, cursos, etc. (Fig. 1).

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Fig. 1: Página de perfil otimizada com foto de perfil atualizada, breve descrição e Linktree
2. Publique conteúdo de qualidade

Certifique-se de compartilhar fotos, vídeos e legendas de alta qualidade que sejam envolventes, informativos e relevantes para o seu público. Especialmente no início, a consistência é fundamental, então tente postar regularmente e com frequência. Normalmente crio meu conteúdo no Keynote e converto os slides em imagens antes de publicá-los. Isso me permite ter recursos visuais mais envolventes e bonitos para compartilhar no Instagram (Figs. 2).

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Fig. 2: À esquerda: visual criado no Keynote para ajudar a envolver o público; À direita: fotos e legendas de alta qualidade em uma postagem criada no Keynote
3. Envolva-se com seu público

Responda a comentários, envie mensagens e retribua o engajamento interagindo com o conteúdo de outros usuários, curtindo, comentando e compartilhando. É muito importante construir essas conexões genuínas que incentivarão as pessoas a seguir sua conta (Fig. 3).

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Fig. 3: À esquerda: respondendo a comentários em uma postagem; À direita: curtindo e respondendo a todos os comentários
4. Colabore com outras pessoas

A parceria com outras contas em seu nicho pode ajudar a expor seu perfil a um novo público e atrair mais seguidores (Fig. 4).

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Fig. 4: Colaborando com uma conta IG com grande número de seguidores @theperioartist
5. Marque contas relevantes do Instagram

Marcar outras contas em suas postagens ou stories permite que seu conteúdo apareça nas fotos ou menções marcadas, expondo assim sua conta aos seguidores dessas contas e aumentando sua visibilidade. Além disso, marcar contas pode incentivar o envolvimento e a interação tanto do seu público quanto das contas que você marca. Apenas certifique-se de usar a marcação com responsabilidade para evitar spam ou irritar outros usuários (Fig. 5).

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Fig. 5: Marcando contas relevantes do Instagram
6. Use hashtags

Pesquise e use hashtags relevantes para aumentar a visibilidade de suas postagens. O ideal é buscar uma combinação de hashtags populares e específicas de nicho para atingir um público mais amplo e, ao mesmo tempo, atingir os seguidores que façam sentido para a sua conta (Fig. 6).

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Fig. 6: Incluindo hashtags relevantes e populares
7. Promova seu Instagram

Promova sua conta do Instagram em outras plataformas de mídia social, como o Facebook. A beleza do Instagram é que o que você posta lá pode ser postado automaticamente na sua conta do Facebook, sem nenhum trabalho adicional! Infelizmente, o inverso não funciona (ou seja, se você postar primeiro no Facebook, não será postado na sua conta do Instagram). Certifique-se de que sua conta do Instagram esteja visível em seu site, e-mail, newsletter, cartões de visita e quaisquer outros canais de marketing que você usar. Nossa equipe odontológica faz um trabalho maravilhoso ao compartilhar nossas contas do Instagram com outras pessoas em nossa comunidade.

8. Utilize os recursos do Instagram

Aproveite os recursos do Instagram como Stories, Reels, IGTV e Live para diversificar seu conteúdo e atingir diferentes públicos. Com base no feedback dos meus seguidores, os meus stories do Instagram foram o que realmente ajudaram a expandir nossa conta. Tente criar um stories compartilhando conteúdo sobre um caso interessante e relevante para seus seguidores. Dedicar tempo para narrar informações enquanto mostra os vídeos e as imagens correspondentes pode atrair significativamente mais visualizações e, portanto, mais seguidores (Fig. 7).

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Fig. 7: À esquerda: conteúdo que gera engajamento nos Stories do Instagram; À direita: captura de tela de um vídeo no Stories do Instagram em que esse caso foi narrado passo a passo
9. Permita que seu público conheça você

Embora eu me concentre principalmente em odontologia, muitas vezes compartilho conteúdo não relacionado à odontologia, mais como conteúdo de estilo de vida que reflete quem eu sou e quais são meus valores. Isso pode incluir conteúdo relacionado a hobbies e interesses fora do trabalho, família, viagens, animais de estimação, restaurantes, praticamente qualquer coisa que mostre quem você é. Perguntamos a todos os nossos pacientes porque escolheram a nossa clínica, e muitas vezes ouvimos: “Já ouvi dizer que o Dr. Kim é um bom cirurgião, mas é bom saber que ele também é humano” (Fig. 8).

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Fig. 8: Contando uma história pessoal sobre os meus cães, ao mesmo tempo que a torno relevante para a odontologia
10. Apoie empresas locais

Morando em uma cidade pequena, que é muito importante para nossa família, o Instagram é uma ótima maneira de retribuir à nossa comunidade. Compartilhar histórias sobre suas experiências com empresas locais permite que você crie conteúdo atraente que ressoe com seu público. As pessoas adoram narrativas e histórias, e seu apoio às empresas locais pode cativar a atenção de seus seguidores e incentivá-los a se envolverem com seu conteúdo (Fig. 9).

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Fig. 9: Apoiando um clube local no Instagram Stories
11. Apoie empresas odontológicas

A parceria com empresas odontológicas pode oferecer uma oportunidade de promoção cruzada, expondo sua conta do Instagram aos seguidores da empresa odontológica (Fig. 10).

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Fig. 10: À esquerda: apoiando uma empresa odontológica e reconhecendo a valiosa parceria; À direita: parceria com uma empresa odontológica e a Academia Americana de Periodontia para promoção cruzada
12. Formulário de consentimento

A criação de um formulário de consentimento para uso de mídia social em conformidade com a regulação local é crucial para garantir a privacidade do paciente e a conformidade com os regulamentos de saúde. Além disso, seria prudente obter também o consentimento verbal do paciente.