Article

Insights
Visão geral da série

Em outubro de 2023, o ITI lançou seu Programa Empreendedorismo Odontológico Digital, desenvolvido pela Campbell Academy. Este curso modular on-line inovador e interativo foi desenvolvido para que os dentistas aprimorem e ampliem seu conhecimento sobre negócios, para melhorar sua clínica, sua equipe e a experiência dos pacientes. Espera-se que este curso seja capaz de inspirar uma nova geração de dentistas a aprimorar o seu ambiente de trabalho, tanto para eles próprios como para as suas equipes, e assim melhorar também a sua satisfação, o seu bem-estar e o seu entusiasmo com seu trabalho.

Este curso é dividido em seis módulos durante um período de quatro semanas e os módulos incluem definição de visão, finanças de consultório odontológico, marketing, recursos humanos e liderança, e vendas e estratégia, juntamente com discussões sobre legado social e responsabilidade social corporativa.

Para acompanhar o lançamento deste curso, uma série de pequenos artigos foi elaborada em torno dos assuntos dos módulos do curso para ajudar os profissionais na sua compreensão e aprendizagem e para aumentar o material do curso. Sentiu-se que este curso era necessário, e de fato que estas publicações eram imprescindíveis, porque os profissionais de saúde em todo o mundo estão lutando contra a sobrecarga, o esgotamento e as dificuldades na gestão organizacional. Há uma série de pesquisas e evidências relacionadas a isso, incluindo o esgotamento médico nos Estados Unidos, que em alguns casos pode chegar a 50% (Shanafelt et al. 2012). Em um estudo recente realizado no Reino Unido, 43% dos profissionais afirmaram estar muito envolvidos com a odontologia (BDJ, 2019). Mas a parte triste disso é que significa que mais de 50% dos profissionais não estão altamente envolvidos na odontologia. Certamente, uma das coisas que levam ao esgotamento, ao estresse e à desilusão é a incapacidade de criar e nutrir estruturas e estratégias organizacionais para reduzir a sobrecarga da administração e das tarefas não clínicas. Desenvolver uma excelente estrutura no negócio odontológico não só melhora a vida do profissional e potencialmente a sua valorização e satisfação no seu trabalho, mas também melhora a vida da equipe, a relação fornecedor-parceiro e, o mais importante, os resultados do paciente.

Esta série de artigos, em conjunto com o Programa Empresarial Odontológico Digital do ITI, desenvolvido pela Campbell Academy, foi projetada para aumentar a educação clínica e o desenvolvimento de profissionais em todo o mundo, alimentando, em última análise, a aspiração do ITI de melhorar a vida dos pacientes em todo o mundo.

Introdução

O tema da gestão financeira é talvez um dos assuntos mais emotivos e polêmicos da gestão empresarial. 

Para algumas pessoas, a gestão financeira é o objetivo essencial dos negócios, e medir os números é a única coisa que importa. Porém, o foco apenas na gestão financeira ignora pontos fundamentais da formação de equipes e da gestão de recursos humanos, juntamente com o marketing e a filosofia geral que a empresa deve trabalhar para construir e crescer. Isso inevitavelmente leva ao fracasso das aspirações financeiras da empresa. 

Por outro lado, para aqueles que se esquivam da responsabilidade da gestão financeira em favor dos aspectos mais atraentes e criativos da gestão empresarial, estão efetivamente trabalhando às cegas, sem ter ideia se o progresso da empresa é bem-sucedido (ou não). 

Para os fundadores de empresas, a gestão financeira é extremamente emotiva e, obviamente, as emoções podem prejudicar o julgamento. Portanto, a necessidade de métricas objetivas e verdadeiras é essencial. É por essa razão que o gerenciamento financeiro objetivo é a pedra angular da construção de qualquer negócio. O desenvolvimento de pontos de avaliação ou indicadores-chave de desempenho, que permitem avaliar a empresa em intervalos regulares, é essencial para eliminar o envolvimento pessoal geralmente associada às finanças. 

Neste artigo, serão explicados alguns dos principais indicadores de desempenho e métricas necessários para avaliar uma empresa em intervalos regulares e como medi-los, juntamente com o princípio do desenvolvimento de um painel mensal que permite que os membros seniores da empresa analisem as finanças subjetivamente em intervalos regulares (embora não com muita frequência) para permitir a tomada de decisões bem-informadas e bem gerenciadas. 

Também é essencial lembrar que o gerenciamento financeiro prospectivo e a previsibilidade são os elementos essenciais aqui, pois a análise retrospectiva das finanças fica no passado e pode não representar a visão atual da empresa.