Article

Insights
Visão geral da série

Em outubro de 2023, o ITI lançou seu Programa Empreendedorismo Odontológico Digital, desenvolvido pela Campbell Academy. Este curso modular on-line inovador e interativo foi desenvolvido para que os dentistas aprimorem e ampliem seu conhecimento sobre negócios, para melhorar sua clínica, sua equipe e a experiência dos pacientes. Espera-se que este curso seja capaz de inspirar uma nova geração de dentistas a aprimorar o seu ambiente de trabalho, tanto para eles próprios como para as suas equipes, e assim melhorar também a sua satisfação, o seu bem-estar e o seu entusiasmo com seu trabalho.

Este curso é dividido em seis módulos durante um período de quatro semanas e os módulos incluem definição de visão, finanças de consultório odontológico, marketing, recursos humanos e liderança, e vendas e estratégia, juntamente com discussões sobre legado social e responsabilidade social corporativa.

Para acompanhar o lançamento deste curso, uma série de pequenos artigos foram elaborados em torno dos assuntos dos módulos do curso para ajudar os profissionais na sua compreensão e aprendizagem e para aumentar o material do curso. Sentiu-se que este curso era necessário, e de fato que estas publicações eram impressindiveis, porque os profissionais de saúde em todo o mundo estão lutando contra a sobrecarga, o esgotamento e as dificuldades na gestão organizacional. Há uma série de pesquisas e evidências relacionadas a isso, incluindo o esgotamento médico nos Estados Unidos, que em alguns casos pode chegar a 50% (Shanafelt et al. 2012). Num estudo recente realizado no Reino Unido, 43% dos profissionais afirmaram estar muito envolvidos com a odontologia (BDJ, 2019). Mas a parte triste disto é que significa que mais de 50% dos profissionais não estão altamente envolvidos na odontologia. Certamente, uma das coisas que levam ao esgotamento, ao stress e à desilusão é a incapacidade de criar e nutrir estruturas e estratégias organizacionais para reduzir a sobrecarga da administração e das tarefas não clínicas. Desenvolver uma excelente estrutura no negócio odontológico não só melhora a vida do profissional e potencialmente a sua valorização e satisfação no seu trabalho, mas também melhora a vida da equipe, a relação fornecedor-parceiro e, o mais importante, os resultados do paciente.

Esta série de artigos, em conjunto com o Programa Empresarial Odontológico Digital do ITI, desenvolvido pela Campbell Academy, foi projetada para aumentar a educação clínica e o desenvolvimento de profissionais em todo o mundo, alimentando, em última análise, a aspiração do ITI de melhorar a vida dos pacientes em todo o mundo.

Introdução

Definir uma visão para o seu negócio pode parecer uma meta aspiracional ou até mesmo desnecessária. Isto é particularmente verdadeiro no agitado mundo de trabalho de uma pequena empresa, onde a rotatividade é absolutamente vital e o tempo gasto trabalhando em filosofia pode parecer um desperdício de recursos.

Nada, porém, poderia estar mais longe da verdade.

Definir a visão do seu negócio é fundamental para o seu sucesso no futuro, mesmo que o seu negócio tenha apenas você nele. Os benefícios de definir uma visão, seguida de valores, e de uma missão dão um norte que permite que seu negócio evolua na direção que você gostaria. É claro que é impossível iniciar uma viagem complicada sem um mapa, caso contrário você chegará a um destino não planejado e poderá estar no lugar errado. É também evidente que, à medida que construímos os nossos negócios e organizações, chegaremos a uma encruzilhada ética, onde as decisões são extremamente difíceis e complicadas. A nossa visão, os nossos valores e a nossa missão tornam essas decisões mais fáceis e eficazes. Então, por esse motivo, o ajuste da visão é essencial (Fig. 1).

open_in_full
Fig. 1: Construindo um negócio. Crédito da fotografia: Stuart Reekie Photography, Reino Unido

Se você está iniciando um novo empreendimento, a definição da visão é um ponto de partida óbvio para você decidir como projetar seu negócio desde o início. Sua visão então pode parecer fácil ou óbvia. No entanto, pode ser muito mais difícil se você já estiver em um ambiente empresarial, se perguntando em que direção está indo e se as decisões de negócios que você tomou há alguns anos são adequadas para você agora.

Em qualquer situação, é absolutamente essencial reservar um tempo e voltar aos princípios da definição da visão, a fim de lhe fornecer um guia claro para seguir em frente. Existem inúmeros exemplos de empresas que têm uma visão clara, o que as tem ajudado a avançar. Existem também muitos exemplos de empresas que não o fazem. Na verdade, de acordo com a Harvard Business Review, mais de 85% das equipas de liderança executiva não seguem uma abordagem estratégica, gastando menos de uma hora por mês discutindo estratégia (Olson, 2022). Isso parece amador em qualquer nível de negócios.