O presente tópico do Forum Implantologicum centra-se na colocação de implantes dentários em pacientes que perderam dentes devido a doenças periodontais.
Na prática clínica, a instalação de implantes dentários tornou-se um procedimento rotineiro para a substituição de dentes perdidos por meio de próteses dentárias removíveis ou fixas. Além disso, os resultados de estudos clínicos de longo prazo indicam que as restaurações suportadas por implantes representam uma modalidade de tratamento previsível para o tratamento de pacientes total e parcialmente edêntulos.
No entanto, conforme relatado na diretriz de prática clínica S3 da Federação Europeia de Periodontia (FEP) sobre a prevenção e o tratamento de doenças peri-implantares(Herrera et al. 2023), fortes evidências apontam para um risco aumentado de desenvolvimento de doenças peri-implantares e perda de implantes em pacientes com histórico de periodontite (Carra et al. 2022) que não aderem aos cuidados peri-implantares de suporte após a terapia com implantes.
Este tópico do Fórum Implantologicum tem como objetivo fornecer uma visão geral do valor da manutenção de uma dentição natural saudável e de implantes dentários colocados em pacientes com histórico de periodontite, abordando os seguintes tópicos em artigos de revisão de autores e grupos de especialistas renomados:
O valor dos dentes periodontalmente comprometidos por C. Zappalà et al.
Neste artigo, os autores destacam o valor dos dentes comprometidos periodontalmente e a importância de aumentar a conscientização sobre os bons resultados em longo prazo da terapia periodontal para dentes com prognóstico inicialmente duvidoso.
O impacto da terapia periodontal no sucesso dos implantes dentários por A. Stähli et al.
Nesta revisão, é enfatizada a importância da qualidade da terapia periodontal antes da colocação do implante no que diz respeito ao desenvolvimento de doenças peri-implantares.
A importância do diagnóstico precoce de doenças peri-implantares e a importância dos cuidados peri-implantares de suporte por LJ Heitz-Mayfield
Para implementar as escolhas corretas de tratamento no manejo de pacientes com doenças peri-implantares, é necessário o diagnóstico correto. As definições de caso para saúde peri-implantar, mucosite peri-implantar e peri-implantite foram apresentadas no Workshop Mundial para a Classificação de Doenças Periodontais e Peri-implantares (Berglundh et al. 2018). Além disso, em pacientes com histórico de periodontite, a adesão aos cuidados peri-implantares regulares de suporte demonstrou ser fundamental para alcançar altas taxas de sobrevivência em longo prazo dos implantes dentários (Roccuzzo et al. 2022). Assim, os pacientes que necessitam de reabilitação com implantes dentários devem ser informados, antes do início do tratamento, que o risco de perda do implante aumenta consideravelmente no caso de história de periodontite e falta de adesão aos cuidados peri-implantares de suporte.
Tratamento não cirúrgico e cirúrgico da peri-implantite por K. Bertl & A. Stavropoulos
Este artigo apresenta passo a passo um conceito de tratamento não cirúrgico e cirúrgico para o tratamento da peri-implantite, apoiado no conhecimento científico atual e ilustrado com casos clínicos.
Manejo após perda/remoção do implante por A. Monje
Aqui, o autor apresenta estratégias para a remoção do implante e o manejo correspondente dos tecidos moles e duros quando o implante falhou e precisa ser explantado.
Em nome do Conselho Editorial, esperamos que você goste da leitura destes artigos e que eles também ajudem a orientá-lo em seu trabalho clínico diário no tratamento de pacientes com histórico de periodontite com implantes dentários.
Giovanni E. Salvi e Michael M. Bornstein