Giovanni E. Salvi
Prof. Giovanni E. Salvi é graduado pela Universidade de Berna, onde é Professor Associado, Vice-Presidente e Diretor do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Periodontia. De 1994 a 1997 foi Pesquisador Associado de Pós-Doutorado na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, NC, nos Estados Unidos. Ele é Feloow do ITI. Desde 2003 é membro do conselho editorial do Journal of Clinical Periodontology e em 2006 foi nomeado Editor Associado da Clinical Oral Implants Research.
Articles
From the Editor's Desk
O presente tópico do Forum Implantologicum centra-se na colocação de implantes dentários em pacientes que perderam dentes devido a doenças periodontais.
Feature Article
A terapia com implantes tem sido amplamente comprovada como uma opção de tratamento previsível, produzindo altas taxas de sobrevivência e sucesso. Os pacientes com histórico de periodontite apresentam uma taxa de risco 3,3 maior de desenvolver doenças peri-implantares. Semelhante à periodontite, a suscetibilidade da resposta imune do hospedeiro predispõe os tecidos peri-implantares a sofrerem inflamação associada à placa e, finalmente, à ruptura do tecido. Além disso, ambas as doenças partilham os mesmos fatores de risco. No entanto, taxas de sobrevivência semelhantes foram alcançadas ao longo de 20 anos, quando pacientes com comprometimento periodontal aderiram a um programa de manutenção personalizado. A presente revisão resume as evidências de doença peri-implantar e perda de implantes em pacientes com histórico de doença periodontal, bem como a importância da terapia de manutenção periodontal e peri-implantar.