Article

Feature Article
Resumo

Os clínicos muitas vezes enfrentam o dilema de extrair ou manter dentes periodontalmente comprometidos. Embora a extração e a instalação de um implante possam parecer uma opção atraente de solução rápida, este artigo mostra como as evidências dos benefícios desta abordagem são fracas. Os autores defendem o valor dos dentes periodontalmente comprometidos e a importância de aumentar a conscientização sobre os resultados potencialmente bons a longo prazo de dentes questionáveis. Discutimos como, sob as condições certas, tais como a experiência e conhecimento periodontal do dentista responsável pelo tratamento, o valor estratégico do dente, juntamente com uma boa adesão a longo prazo e o compromisso do paciente, os implantes ainda podem ser considerados como

Introdução

A periodontite é uma das doenças mais comuns da cavidade oral, desencadeada por uma disbiose no microbioma oral, resultando na perda dos tecidos de suporte periodontal (Tonetti et al. 2018) e, se não tratada, num elevado risco de perda dentária. Em casos avançados (como mostrado na Fig. 1), os clínicos têm que lidar com situações em que devem decidir se devem extrair e substituir dentes periodontalmente comprometidos ou tentar mantê-los. Este artigo de revisão tem como objetivo discutir i) o valor dos dentes periodontalmente comprometidos, ii) as vantagens/desvantagens de extraí-los ou mantê-los, e iii) os cenários clínicos e fatores relacionados que levam a uma decisão final.

open_in_full
open_in_full
Fig. 1a: Foto de paciente do sexo feminino, 35 anos, com periodontite generalizada grau C, estágio III, com múltiplos dentes com prognóstico questionável em longo prazo.
Fig. 1b: Radiografia de paciente do sexo feminino, 35 anos, com periodontite generalizada grau C, estágio III, com múltiplos dentes com prognóstico questionável em longo prazo.
Fig. 1a Fig. 1b