Article

From the Editor's Desk
Oclusão em Implantodontia

O segundo tópico de destaque do Forum Implantologicum em 2022 é uma avaliação crítica da relevância e do impacto da oclusão na implantodontia. Ao preparar e também discutir este tema no Conselho Editorial, constatamos que este assunto ainda não havia sido amplamente abordado na literatura sobre implantes dentários. Isso realmente nos pareceu bastante peculiar – qual é a essência de um sistema oral saudável além de uma oclusão funcional? Concordamos que seria benéfico para os profissionais conhecer as recomendações de especialistas sobre a oclusão ideal para várias reabilitações protéticas implantossuportadas, e também os riscos de forças oclusais excessivas nos implantes dentários.

Sendo assim, o Conselho Editorial convidou várias equipes de autores para destacar diferentes aspectos do tema da oclusão em relação à implantodontia. Os Drs. Mattheos e Janda analisaram o impacto da carga excessiva ou adversa em implantes dentários osseointegrados e se é um fato ou simplesmente um mito. Eles concluem que, enquanto forças excessivas ou sobrecarga são difíceis de quantificar, as complicações devido à carga excessiva ou adversa são uma realidade clínica. Em seu artigo sobre aspectos clínicos da terapia com implantes para pacientes com bruxismo, o Prof. Türp conclui que o bruxismo não é uma contraindicação para implantes dentários, desde que certos princípios sejam seguidos no planejamento e desenho da prótese sobre implantes. A equipe de autores em torno do Prof. Spies então elabora suas considerações para carga oclusal em dentes naturais e implantes e a questão de até que ponto os mesmos princípios de oclusão podem ser aplicados a implantes e dentes naturais. Em nosso artigo final, o Prof. Cooper investiga questões não respondidas e desafios relacionados à oclusão e aos implantes dentários. Em nossa série “Pergunte aos especialistas”, Anthony Dickinson, Shakeel Shahdad, Charlotte Stilwell e Daniel Thoma dão uma opinião de especialista instantânea sobre qual esquema oclusal escolher para restaurações de implantes.

Com o novo formato digital do Forum Implantologicum esses artigos aparecerão on-line nos próximos meses; então, continue nos acompanhando para ter uma visão completa!

Em nome do Conselho Editorial, desejo-lhe uma boa leitura.

Michael Bornstein