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Resumo

As aplicações digitais são amplamente implementadas em vários campos da odontologia. Entre elas, a realidade aumentada, mista e virtual demonstra um potencial notável e está encontrando seu caminho na prática clínica na implantodontia. Hoje em dia, óculos de realidade aumentada podem ser usados ​​para cirurgia de implante assistida por computador para analisar os dados radiológicos que são sobrepostos no campo da operação. No futuro, óculos de realidade aumentada poderão ser usados ​​para transmitir diretamente informações em tempo real da navegação dinâmica para a área cirúrgica. Visores ópticos transparentes montados na cabeça, como o dispositivo mais frequentemente usado de realidade mista, têm um potencial significativo para implementação clínica e educacional. Eles podem ser usados ​​para aumentar a precisão da colocação do implante, minimizando o desvio angular, apical e coronal em comparação com uma abordagem à mão livre. Na odontologia relacionada com implantes, os visores de vídeo transparentes montados na cabeça, como um dispositivo de realidade virtual, podem facilitar a comunicação entre o paciente e o dentista durante o planejamento do tratamento. Eles também podem ser usados ​​para fins educacionais e de treinamento, por exemplo, para aprender sobre a anatomia do canal radicular. Este artigo apresenta uma visão geral da implementação de realidade aumentada, mista e virtual na implantodontia e na educação odontológica e recomendações relacionadas ao uso atual e potencial desses dispositivos.

Introdução

Com o advento da era digital, houve uma mudança de paradigma na medicina e na odontologia em direção ao uso de ferramentas e aplicativos digitais que oferecem novas possibilidades. “Design de sorriso”, “simulações virtuais de pacientes” e “enceramento digital” são bons exemplos do uso crescente de aplicativos digitais na implantodontia. No entanto, devido à novidade dessas tecnologias, foi observada uma falta de evidências científicas.

Imagens tridimensionais (3D), escaneamento intraoral (Morales-Vadillo et al. 2019) e manufatura assistida por computador aumentaram significativamente a qualidade do tratamento. Essas tecnologias são progressivamente integradas aos protocolos odontológicos clínicos. Vários indicadores-chave de desempenho, como qualidade do tratamento, precisão da colocação do implante, melhor comunicação com o técnico odontológico e o paciente, eficiência de tempo, custos gerais, experiência do operador e satisfação do paciente precisam ser considerados (Romandini et al. 2023). No entanto, a integração de novas ferramentas digitais requer comparação precisa com padrões clínicos estabelecidos para fazer uma transição cuidadosa das abordagens convencionais para as digitais (Li et al. 2024). Além disso, a adoção de ferramentas mais avançadas requer um processo de transição suave.

As simulações de computador demonstram um potencial notável e já mostraram implementação bem-sucedida em muitas disciplinas cirúrgicas e campos educacionais (Co et al. 2023; da Silva et al. 2022; Leger et al. 2017). A realidade aumentada e virtual (RA/RV) serve como base tecnológica para sobrepor vários arquivos de imagem, criando simulações não invasivas e pacientes odontológicos virtuais, permitindo comparações de diferentes resultados antes de qualquer intervenção clínica. Assim, os óculos de RA permitem a sobreposição direta de, por exemplo, dados radiológicos no campo cirúrgico durante a colocação do implante, eliminando a necessidade de trocas frequentes entre dados de navegação na tela e no campo de operação e reduzindo a interrupção para o cirurgião e o assistente (Sadilina et al. 2024). Os displays de realidade mista (Al Omran et al. 2020) também podem ser usados ​​para navegação assistida por computador durante a colocação do implante. Óculos de RV podem ser usados ​​como um dispositivo para ensino em um ambiente virtual seguro, especialmente em modelos anatômicos e dentários 3D, o que reduz o número de cadáveres e dentes extraídos usados ​​em ambientes de ensino (Fig. 1).

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Fig. 1: Definições ilustradas de realidade aumentada, mista e virtual.

Devido à variedade de novas tecnologias no campo de simulações computacionais e à heterogeneidade da terminologia na literatura existente, o objetivo deste artigo é destacar informações científicas atuais e relevantes sobre a implementação de dispositivos de realidade aumentada, mista e virtual em implantodontia e educação odontológica e fornecer recomendações práticas e estruturadas para o uso atual e potencial desses dispositivos.