As aplicações digitais são amplamente implementadas em vários campos da odontologia. Entre elas, a realidade aumentada, mista e virtual demonstra um potencial notável e está encontrando seu caminho na prática clínica na implantodontia. Hoje em dia, óculos de realidade aumentada podem ser usados para cirurgia de implante assistida por computador para analisar os dados radiológicos que são sobrepostos no campo da operação. No futuro, óculos de realidade aumentada poderão ser usados para transmitir diretamente informações em tempo real da navegação dinâmica para a área cirúrgica. Visores ópticos transparentes montados na cabeça, como o dispositivo mais frequentemente usado de realidade mista, têm um potencial significativo para implementação clínica e educacional. Eles podem ser usados para aumentar a precisão da colocação do implante, minimizando o desvio angular, apical e coronal em comparação com uma abordagem à mão livre. Na odontologia relacionada com implantes, os visores de vídeo transparentes montados na cabeça, como um dispositivo de realidade virtual, podem facilitar a comunicação entre o paciente e o dentista durante o planejamento do tratamento. Eles também podem ser usados para fins educacionais e de treinamento, por exemplo, para aprender sobre a anatomia do canal radicular. Este artigo apresenta uma visão geral da implementação de realidade aumentada, mista e virtual na implantodontia e na educação odontológica e recomendações relacionadas ao uso atual e potencial desses dispositivos.
Com o advento da era digital, houve uma mudança de paradigma na medicina e na odontologia em direção ao uso de ferramentas e aplicativos digitais que oferecem novas possibilidades. “Design de sorriso”, “simulações virtuais de pacientes” e “enceramento digital” são bons exemplos do uso crescente de aplicativos digitais na implantodontia. No entanto, devido à novidade dessas tecnologias, foi observada uma falta de evidências científicas.
Imagens tridimensionais (3D), escaneamento intraoral (Morales-Vadillo et al. 2019) e manufatura assistida por computador aumentaram significativamente a qualidade do tratamento. Essas tecnologias são progressivamente integradas aos protocolos odontológicos clínicos. Vários indicadores-chave de desempenho, como qualidade do tratamento, precisão da colocação do implante, melhor comunicação com o técnico odontológico e o paciente, eficiência de tempo, custos gerais, experiência do operador e satisfação do paciente precisam ser considerados (Romandini et al. 2023). No entanto, a integração de novas ferramentas digitais requer comparação precisa com padrões clínicos estabelecidos para fazer uma transição cuidadosa das abordagens convencionais para as digitais (Li et al. 2024). Além disso, a adoção de ferramentas mais avançadas requer um processo de transição suave.
As simulações de computador demonstram um potencial notável e já mostraram implementação bem-sucedida em muitas disciplinas cirúrgicas e campos educacionais (Co et al. 2023; da Silva et al. 2022; Leger et al. 2017). A realidade aumentada e virtual (RA/RV) serve como base tecnológica para sobrepor vários arquivos de imagem, criando simulações não invasivas e pacientes odontológicos virtuais, permitindo comparações de diferentes resultados antes de qualquer intervenção clínica. Assim, os óculos de RA permitem a sobreposição direta de, por exemplo, dados radiológicos no campo cirúrgico durante a colocação do implante, eliminando a necessidade de trocas frequentes entre dados de navegação na tela e no campo de operação e reduzindo a interrupção para o cirurgião e o assistente (Sadilina et al. 2024). Os displays de realidade mista (Al Omran et al. 2020) também podem ser usados para navegação assistida por computador durante a colocação do implante. Óculos de RV podem ser usados como um dispositivo para ensino em um ambiente virtual seguro, especialmente em modelos anatômicos e dentários 3D, o que reduz o número de cadáveres e dentes extraídos usados em ambientes de ensino (Fig. 1).
Devido à variedade de novas tecnologias no campo de simulações computacionais e à heterogeneidade da terminologia na literatura existente, o objetivo deste artigo é destacar informações científicas atuais e relevantes sobre a implementação de dispositivos de realidade aumentada, mista e virtual em implantodontia e educação odontológica e fornecer recomendações práticas e estruturadas para o uso atual e potencial desses dispositivos.