Article

Feature Article
Resumo

Alcançar um resultado estético ideal com reabilitação implantossuportada de dentes perdidos é um procedimento desafiador, especialmente na região anterior. Inúmeras variáveis ​​clínicas podem impactar o resultado final do tratamento. Assim, uma compreensão abrangente dos fatores anatômicos, biológicos, cirúrgicos, protéticos e centrados no paciente deve ser buscada para obter um resultado ideal e previsível. Este artigo resume a maioria das variáveis ​​que contribuem para um sucesso estético e biológico na prótese sobre implantes na região anterior e fornece as principais considerações de tratamento no processo de tomada de decisão quando substituímos dentes anteriores ausentes por implantes dentários.

Introdução

Alcançar o sucesso estético na substituição de dentes perdidos com implantes é muitas vezes um desafio. Resultados previsíveis podem ser alcançados quando o diagnóstico adequado é realizado, juntamente com a seleção de princípios de tratamento cientificamente comprovados. Inúmeras variáveis ​​clínicas têm um impacto substancial no resultado do tratamento da reabilitação implantossuportada fixa na região anterior da maxila. Assim, o planejamento do tratamento com implantes na zona estética deve envolver uma compreensão abrangente dos princípios anatômicos, biológicos, cirúrgicos, protéticos e de manutenção (Belser, Buser & Higginbottom 2004; Buser, Martin & Belser 2004; Gallucci, Guex et al. 2007; Higginbottom et al. 2004; Martin et al. 2014; Ntounis et al. 2015).

O uso de implantes dentários na zona estética deve idealmente visar a integração implante-prótese de aparência natural, em harmonia com a dentição adjacente (estética branca) e os tecidos gengivais (estética rosa). (Furhauser et al. 2005; Belser et al. 2009).

Neste contexto, a Classificação SAC do ITI em Implantodontia visa fornecer aos clínicos uma avaliação sistemática para a terapia com implantes dentários na zona estética (classificação SAC, avaliação de risco 2009 - Adaptado da Classificação SAC do ITI em Implantodontia 2ª Edição, 2021).

As perspectivas do paciente devem ser consideradas com cautela (Stefanini et al. 2018). As variáveis de risco estético ​​devem ser comunicadas e abordadas com o paciente antes do tratamento para evitar quaisquer mal-entendidos pós-tratamento que possam ocorrer no caso de um resultado final comprometido que não atenda às expectativas do paciente. Por essas razões, a Avaliação de Risco Estético (Esthetic Risk Assessment - ERA) do ITI sugere a avaliação pré-tratamento dos parâmetros que afetam os procedimentos cirúrgicos e protéticos na área estética. Esta é uma ferramenta excepcional de comunicação e educação para dentistas e pacientes (Buser, Martin & Belser 2004; Belser, Buser & Higginbottom 2004; Higginbottom et ai. 2004). Várias outras estratégias de tratamento que abordam a instalação ideal do implante e a restauração na zona estética também foram apresentadas (Martin et al. 2014; Morton et al. 2014; Morton et al. 2018).

O objetivo deste artigo é avaliar as variáveis ​​que influenciam o sucesso da prótese sobre implantes na zona estética e fornecer as principais considerações de tratamento para o processo de tomada de decisão ao substituir dentes anteriores ausentes por implantes dentários.