Article

Feature Article
Resumo

A aparência facial desempenha um papel importante na comunicação humana. Ela fornece informações básicas como idade, sexo e etnia, mas também cria vieses relacionados a características sociais, acadêmicas, profissionais entre outras, que constituem a identidade de uma pessoa. A importância da aparência facial em múltiplos aspectos da vida moderna mudou o paradigma para pacientes que buscam tratamentos odontológicos, ortodônticos e cirúrgicos. Na ortodontia, desde o início da profissão, os principais objetivos do tratamento têm sido a função oclusal e a estética dentofacial. No entanto, as avaliações faciais muitas vezes são baseadas em conceitos de harmonia facial que não representam necessariamente dados populacionais normativos e nem sempre refletem os padrões estéticos da sociedade.

Nos últimos anos, o número de adultos que procuram tratamento ortodôntico aumentou e, como a população dos países desenvolvidos está envelhecendo devido aos avanços da medicina e da tecnologia, espera-se que continue aumentando nos próximos anos. A fim de atender aos requisitos estéticos de uma população de pacientes mais velhos, os ortodontistas precisam se familiarizar com a aparência facial em idades mais avançadas e ajustar suas estratégias de tratamento de acordo. Este artigo discute aspectos gerais evolutivos e sociais da atratividade facial em relação ao tratamento ortodôntico e fornece informações sobre a comunidade odontológica e ortodôntica em relação aos fatores que podem influenciar a aparência facial.

Introdução

O estudo da estética facial sempre foi de fundamental importância para todas as disciplinas médicas e odontológicas que visam melhorar a aparência da face e do sorriso. Embora existam inúmeras diretrizes bem aceitas que regem o planejamento do tratamento “orientado para a estética” em odontologia e ortodontia, a tecnologia moderna permite uma abordagem mais sofisticada para avaliações faciais e do sorriso.

O presente artigo fornece informações valiosas sobre o significado multidimensional da estética facial na sociedade moderna e as mudanças naturais que surgem na face com o envelhecimento. Além disso, revisa várias avaliações da estética facial sob a ótica ortodôntica que são utilizadas na prática clínica cotidiana e também apresenta dados mais contemporâneos sobre a atratividade da face e do sorriso em três dimensões. O uso da tecnologia tridimensional não apenas neutraliza as deficiências da imagem 2D, mas também fornece uma ferramenta poderosa para avaliações precisas, seguras e fáceis das estruturas faciais. À medida que a tecnologia se torna mais amigável e econômica, suas aplicações clínicas aumentarão rapidamente e ampliarão o espectro de possibilidades diagnósticas em ortodontia.