Article

Presentation Tips
Introdução

Na fotografia, a iluminação é um fator essencial que pode favorecer ou prejudicar uma imagem. O tipo de luz usado pode alterar drasticamente o humor, o tom e a aparência geral de uma fotografia. Existem dois tipos principais de iluminação na fotografia: luz suave e luz forte. Ambos os tipos de iluminação têm propriedades diferentes e saber como usá-los de forma eficaz pode elevar suas habilidades fotográficas para o próximo nível.

Luz suave e luz dura referem-se à qualidade da luz que ilumina o assunto. A luz suave é difusa, moderada e tem uma transição gradual da luz para a sombra, enquanto a luz dura é marcada, intensa e tem uma transição nítida da luz para a sombra. A diferença na qualidade da iluminação se deve, principalmente, ao tamanho da fonte de luz e à distância entre a fonte de luz e o objeto.

Luz suave

A luz suave é caracterizada por sua qualidade suave e difusa, que cria uma transição suave da luz para a sombra. A luz suave é frequentemente descrita como tendo um efeito de “envolvimento” em torno do assunto, pois se espalha uniformemente sobre a superfície, minimizando as sombras e reduzindo o contraste.

A luz suave é normalmente criada usando uma grande fonte de luz, como um softbox, guarda-chuva ou painel de difusão. Quanto maior a fonte de luz, mais suave será a luz. Quando a fonte de luz está mais próxima do assunto, a luz é ainda mais difusa, o que cria uma fotografia com aparência mais natural. A luz suave é frequentemente utilizada na fotografia de retratos para criar uma atmosfera acolhedora e convidativa. Também pode ser usada em fotografia de natureza morta para criar um clima suave e delicado.

open_in_full
open_in_full
open_in_full
Fig. 1a: Soft light – 1/160s, f/25, ISO 200
Fig. 1b: Soft light – 1/160s, f/25, ISO 200
Fig. 1c: Soft light – 1/160s, f/25, ISO 200
Fig. 1a Fig. 1b Fig. 1c
open_in_full
open_in_full
Fig. 2a: Soft light – configurações para fotos oclusais: 1/100s, f/32, ISO 400
Fig. 2b: Soft light – configurações para fotos oclusais: 1/100s, f/32, ISO 400
Fig. 2a Fig. 2b