Article

Presentation Tips
Introdução

Os artigos anteriores desta série focaram principalmente nos detalhes técnicos de como capturar imagens em fotografia odontológica. Assuntos como configurações corretas da câmera, profundidade de campo, foco, enquadramento e iluminação foram abordados. Todos esses conceitos devem ser aplicados para se obter os melhores resultados possíveis. Uma vez alcançado o domínio técnico básico, os fotógrafos podem modificar os fatores para produzir interpretações mais artísticas dos materiais dentários, que por sua vez podem ser usados ​​para educação e inspiração.

Este artigo examinará uma dessas imagens e tentará explicar alguns dos fatores que precisam ser considerados para obter este resultado. Nesta imagem foram utilizados três tipos básicos de materiais, todos com propriedades ópticas diferentes. Isso torna a reprodução fotográfica desafiadora (Fig. 1). Primeiramente, existem pilares no gesso e pinos guia de fixação. Esses elementos de metal são de duas cores diferentes de titânio anodizado altamente reflexivo. Em segundo lugar, existe uma base de guia cirúrgica impressa em 3D, para um sistema de guia. Terceiro, há um modelo, feito de resina impressa em 3D. É totalmente opaco, com superfície fosca e não reflexiva. Cada um deles requer considerações específicas.

open_in_full
Fig. 1: Foto de laboratório do modelo impresso em 3D, com planejamento da posição dos implantes, pilares instalados e guia impressa em 3D. A ilustração da futura angulação planejada do implante, bem como da direção do pilar, pode então ser prevista com mais precisão (imagem cortesia do Centro de Implantodontia da Universidade da Flórida)
Materiais reflexivos

A fotografia de objetos reflexivos, normalmente de metal ou vidro, resulta em reflexos na superfície que devem ser considerados. Qualquer superfície curva refletirá automaticamente uma visão distorcida do ambiente, como um espelho (Exemplo 1). 

open_in_full
Exemplo 1: Materiais refletivos

Por este motivo, quando esta imagem foi capturada, optou-se por utilizar uma lightbox fotográfica. Pode ser qualquer recipiente que possa conter o objeto e tenha uma abertura através da qual a câmera possa tirar uma foto. Um exemplo disso é uma configuração de fotografia de produto de mesa (Fig. 2). O uso de uma caixa de luz para objetos metálicos pode ser tão simples quanto usar papel comum para cercar o objeto, uma técnica que é especialmente útil para implantes unitários. Envolver objetos reflexivos com tecido ou papel branco iluminado resulta em reflexos brancos agradáveis ​​que não são excessivamente contrastados.

open_in_full
Fig. 2: A configuração fotográfica para esta fotografia é bastante simples, com o controle adequado da direção e propagação da luz sendo fatores-chave para alcançar a renderização adequada de todos os componentes