Article

From the Editor's Desk
7ª Conferência de Consenso ITI, Lisboa 2023

Depois de se prepararem e trabalharem juntos remotamente durante três anos, mais de 90 dentistas acadêmicos e clínicos de todo o mundo finalmente se reuniram em Lisboa, Portugal, em maio de 2023, para a 7ª Conferência de Consenso do ITI, para um mergulho profundo em 5 tópicos de grande importância para a área da implantodontia.

Ao longo de 3 dias, os participantes separaram fatos de mitos através de debates acalorados em sessões de discussão e plenárias com o objectivo de definir as Declarações de Consenso e as recomendações baseadas na mais recente literatura disponível destinadas a orientar os profissionais de implantodontia no seu trabalho diário pelos próximos cinco anos. O trabalho árduo deste dedicado grupo de especialistas resultou em 13 artigos de revisão, que podem ser acessados gratuitamente aqui.

Para esta edição da Conferência de Consenso, o ITI adotou uma abordagem inovadora para informar e envolver a comunidade da implantodontia em relação ao desenvolvimento e execução da Conferência de Consenso e à publicação dos anais, envolvendo cinco membros do Young ITI Global na função de repórteres da Conferência de Consenso: Matthew Brennand Roper (Reino Unido; grupo 1 – técnicas cirúrgicas), Teresa Chanting Sun (Taiwan; grupo 2 – tecnologia), Yukihiro Takeda (Japão; grupo 3 – medicina oral), Lucrezia Paternò Holtzman (Itália; grupo 4 – benefícios para os pacientes ) e Rafael Lazarin (Brasil; grupo 5 – colocação de implantes e protocolos de carga). Cada um dos repórteres designados para um dos cinco grupos de trabalho recebeu a tarefa de relatar regularmente as discussões e debates dentro do seu respectivo grupo durante a conferência. Os repórteres também foram convidados a submeter uma revisão narrativa resumindo as principais conclusões do seu grupo de trabalho como seguimento da Conferência de Consenso. Estes cinco artigos formam o núcleo deste tópico do Forum Implantologicum.

O objetivo desta série é fornecer a um público odontológico mais amplo, além da comunidade estritamente acadêmica, informações importantes sobre os objetivos, descobertas e recomendações da Conferência de Consenso do ITI de 2023, estabelecendo assim a importante ligação entre a ciência e a prática. Em cada artigo, você encontrará um resumo do relatório de consenso de cada grupo, com foco particular nas declarações e recomendações clínicas e na sua potencial implementação na prática diária. Com estes artigos, pretendemos fornecer informações práticas valiosas que sejam úteis até mesmo para aqueles profissionais de odontologia que provavelmente não lerão os anais completos da Conferência de Consenso. Ao mesmo tempo, porém, também queremos promover ativamente estes procedimentos através destes artigos de revisão narrativa dos nossos repórteres, pois temos a certeza de que todos encontrarão informações úteis num dos 13 artigos de revisão sistemática da Conferência de Consenso.

Em nome do Conselho Editorial, esperamos que você goste desta série de reportagens e encontre muitas ferramentas e insights úteis para o seu trabalho diário com os pacientes.

Atenciosamente,

Michael M. Bornstein