Article

From the Editor's Desk
O papel da Ortodontia na Implantodontia

A implantodontia desempenha um papel intrincado na filosofia de tratamento multidisciplinar que aplicamos para restaurar e melhorar a função dentária de nossos pacientes, além da estética dental. Um componente crucial dessa abordagem de equipe é a colaboração com outras especialidades odontológicas para alcançar o melhor resultado possível para nossos pacientes.

O campo da ortodontia tornou-se um aliado próximo da terapia de implantes, onde cada especialidade complementa e aprimora o resultado geral de nossos pacientes em cada um desses campos. Por exemplo, os implantes dentários são usados ​​como ancoragem durante o tratamento ortodôntico. Da mesma forma, a ortodontia desempenha um papel crucial no desenvolvimento do local para posterior terapia com implantes dentários. Estes são apenas dois dos muitos exemplos que apoiam a necessidade de colaboração multidisciplinar na área da odontologia, especialmente porque estamos vendo um foco maior nos resultados do tratamento e nas expectativas do paciente, bem como abordagens individualizadas alinhadas com a odontologia personalizada. Um relacionamento forte é a pedra angular na obtenção de resultados bem-sucedidos para nossos pacientes.

Portanto, o tópico de destaque do Fórum Implantologicum para os próximos meses é “O papel da Ortodontia na Implantodontia”, e temos um grupo impressionante de especialistas fornecendo insights sobre vários tópicos relacionados à relação e colaboração entre implantodontia e ortodontia.

  • No caso inesperado de traumatismo dentário, o tratamento combinado de ortodontia com implantodontia pode ajudar a garantir bons resultados, tanto do ponto de vista do profissional quanto do paciente. O Prof. Jensen e o Dr. Lauridsen (Copenhague, Dinamarca) fornecem considerações e modalidades de tratamento a serem aplicadas nessas circunstâncias.
  • O Prof. Kleinheinz (Muenster, Alemanha) e seus colegas de trabalho discutem as aplicações de implantes dentários na população mais jovem, uma área de consideração especial neste subconjunto ainda crescente de pacientes.
  • Muitas vezes nos deparamos com a dificuldade de um local edêntulo abaixo do ideal para a terapia com implantes. Em determinadas situações, a ortodontia pode ajudar a criar um local adequado para a terapia, o que é ampliado pelo Dr. Celenza (Nova Iorque, EUA).
  • Por último, o Dr. Kanavakis (Basileia, Suíça) fornece a perspectiva de um ortodontista na análise da estética facial.

Em nosso recurso “Pergunte aos especialistas”, o Prof. Verna, o Prof. De Clerck, o Prof. Kühl e o Dr. Hildebrand discutem suas experiências pessoais e opiniões sobre o uso de (mini) implantes como âncoras para o tratamento ortodôntico.

Em nome do Conselho Editorial, esperamos que você aproveite esta seleção de artigos e encontre ferramentas úteis para a sua próxima manhã de segunda-feira no consultório.

Nadine Brodala & Michael Bornstein