Article

Feature Article
Resumo

Hoje, o sistema de atendimento odontológico deve realizar o tratamento ideal de prótese sobre implante personalizado de acordo com a condição bucal do paciente para uma tríade de vida baseada em 100 anos de vida humana. O conceito atual de odontologia digital e 'modelagem de dentes' é baseado na 'filosofia de tratamento de cima para baixo' (Leesungbok 2004) e a base mais importante é estabelecer planos de tratamento 'orientados pela restauração' (Garber & Belser 2016) de acordo com a posição e função da dentição final. Além disso, mesmo após a conclusão da cirurgia de implante para tratamento protético, um programa diferenciado de manutenção e manejo deve ser implementado, para que as próteses ou restaurações sobre implantes possam ser mantidas na cavidade oral por um período prolongado. A disfunção oral mais frequente entre os idosos com 65 anos ou mais está relacionada à ausência e mobilidade dos dentes. É verdade que o processo de envelhecimento físico varia muito de pessoa para pessoa, dependendo de quando e como as áreas edentulas foram tratadas após a perda dos dentes. Fobias sociais e depressão devido à perda de dentes anteriores e desnutrição, diminuição da força física, diminuição da força muscular causada pela deterioração da função mastigatória devido à perda de dentes posteriores e um ambiente bucal insalubre podem causar halitose, estomatite, úlceras e câncer. A má higiene bucal pode levar a várias doenças sistêmicas após deixar os dentes perdidos sem tratamento por muito tempo, com a probabilidade de progressão da doença periodontal, e doenças cardíacas e pneumonia podem aumentar devido à reprodução bacteriana de alimentos residuais na boca. Para os idosos que pretendem atingir os 100 anos, só é possível manter e melhorar a função oral através de cuidados de saúde oral constantes, devendo reconhecer que os esforços para ganhar confiança na sua aparência geral e facial são um fator muito importante para melhorar a sua qualidade de vida.

Introdução

A expectativa de vida aos 65 anos é o número médio de anos que uma pessoa nessa idade pode esperar viver se os níveis de mortalidade por idade permanecerem constantes. No entanto, a taxa de mortalidade específica por idade real de qualquer coorte de nascimento em particular não pode ser conhecida antecipadamente. Se as taxas de mortalidade caírem, como foi o caso nas últimas décadas nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a expectativa de vida real será maior do que a expectativa de vida calculada usando as taxas de mortalidade atuais. A metodologia utilizada para calcular a expectativa de vida pode variar ligeiramente entre os países. Isso pode alterar as estimativas de um país em uma fração de ano. Este indicador é apresentado por gênero e é medido em anos.

O Escritório Nacional de Estatística da República da Coreia divulgou 'Estatísticas de 2021 para idosos' em setembro de 2021. O número de idosos com 65 anos ou mais na Coreia do Sul aumentou 460.000, representando 16,4% da população total em 2021. O número de estrangeiros foi de 1,7 milhão, 3,3% da população total, 80.000 abaixo de 2019. O percentual de maiores de 65 anos deve chegar a 20,3% em 2025 e 43,9% em 2060, e nossa sociedade está exigindo diversos benefícios políticos para os idosos. Em 2018, a expectativa de vida das pessoas de 65 anos na Coreia do Sul era de 20,8 anos, superior à média da OCDE. Espera-se que a entrada em uma sociedade superenvelhecida proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) seja surpreendentemente rápida. Atualmente, a Coreia está envelhecendo de três a dez vezes mais rápido do que a França e os Estados Unidos, e mais esforços nacionais, sociais e pessoais serão necessários para se preparar para uma sociedade em envelhecimento (Tabela 1).

Para os deficientes e idosos, a função mastigatória desempenha um papel crucial na satisfação com a vida, bem como na qualidade relacionada à saúde. Os cuidados nutricionais são essenciais quando sofrem de distúrbios crônicos e graves. Sob esse ponto de vista, o atendimento odontológico contínuo e o tratamento protético são as questões mais importantes relacionadas ao envelhecimento e à saúde bucal do idoso.

open_in_full
Table 1: Estatísticas da OCDE sobre expectativa de vida aos 65 anos em 2020 por país. A expectativa de vida deve chegar a 20,3% em 2025 e 43,9% em 2060, e nossa sociedade está exigindo diversas políticas assistenciais para os idosos. A expectativa de vida das pessoas de 65 anos na Coreia do Sul em 2018 era de 20,8 anos, superior à média da OCDE. (Escritório Nacional de Estatística da República da Coreia, estatísticas de 2021 para idosos. 31 de setembro de 2021).