Article

Presentation Tips
Introdução

Você já assistiu a um programa de TV ao vivo e se perguntou se realmente é “ao vivo”? Na era atual da mídia digital, você pode se surpreender ao ver o que realmente está acontecendo nos bastidores. A pré-gravação de eventos “ao vivo” pode oferecer várias vantagens para a equipe de produção, preservando a sensação de programação pretendida. Essa abordagem de produção transcendeu as plataformas de reuniões virtuais pelo mesmo motivo.

Pré-gravação de apresentações virtuais

A pré-gravação de uma apresentação virtual tem várias vantagens para o apresentador, que aumentam em importância quando vários apresentadores estão envolvidos. Ela permite que você grave novamente em caso de erros críticos cometidos durante a apresentação ou se você simplesmente sentir que não ficou satisfeito com o desempenho da apresentação. Isso pode ser particularmente vantajoso para apresentadores menos experientes, pois oferece a oportunidade de avaliar e melhorar sua apresentação a cada gravação. Se a sua apresentação incluir apenas áudio, ou seja, não incluir vídeo na gravação, é possível regravar slides ou seções individuais da apresentação sem que fique aparente que ela foi modificada. Para gravações com feed de vídeo do apresentador, geralmente é recomendado gravar uma cena, pois qualquer edição de vídeo será perceptível e a ilusão de uma apresentação ao vivo será quebrada.

A pré-gravação de uma apresentação é geralmente recomendada para apresentações mais formais, sendo entregues a um público maior. Além disso, quando há vários palestrantes consecutivos apresentando, a pré-gravação tem enormes vantagens. Normalmente, essa é uma solicitação feita pelos organizadores/equipe de produção de uma reunião virtual por vários motivos. A pré-gravação aumenta significativamente o efeito polido e reduz as complicações técnicas que podem degradar o profissionalismo de um evento. Além disso, o timing da conferência tem maiores chances de se manter dentro do cronograma. Conferências maiores são geralmente transmitidas como um webinar, onde há oportunidades limitadas de interação ao vivo com o público durante uma apresentação. Para criar engajamento e a sensação de uma apresentação ao vivo, as interações entre os palestrantes e o moderador podem ser pré-gravadas. Isso pode fornecer o fluxo mais confiável, mas se uma verdadeira interação “ao vivo” for desejada, um tempo dedicado pode ser alocado para perguntas e respostas ao vivo com cada um dos palestrantes após a gravação. Para reuniões virtuais menores, uma apresentação virtual ao vivo tem vantagens significativas, pois o palestrante pode interagir diretamente com os membros individuais do público e incentivar a discussão, o que aumentará muito o envolvimento do público.

A maioria das apresentações virtuais pré-gravadas ainda é gravada em um take sem edição. Mas a introdução e o encerramento precisam ser coordenados com a apresentação do moderador. Simplesmente perguntar aos organizadores da conferência como você será apresentado e o que será mostrado antes da gravação pode ajudá-lo a preparar o início de sua apresentação. Você não precisa se apresentar novamente se um moderador tiver feito uma apresentação longa, e você deve tentar tornar os primeiros 60 segundos os mais impactantes possíveis para envolver o público e convencê-lo a ficar durante toda a sua apresentação.

As apresentações podem ser gravadas com uma narração dos slides da apresentação com ou sem vídeo adicional do próprio apresentador. A adição de uma imagem de vídeo do apresentador pode ser mais desafiadora de produzir, porém traz vantagens em relação à comunicação e ao engajamento do público, pois parte significativa de nossa comunicação é veiculada por meio de linguagem corporal e expressões faciais. Neste artigo, abordaremos algumas dicas sobre como produzir uma gravação de apresentação de qualidade. Os princípios de qualidade de áudio e vídeo para apresentações virtuais foram abordados em nossos artigos anteriores e são igualmente importantes para apresentações pré-gravadas.

É altamente recomendável que um formato de apresentação 16:9 seja utilizado para apresentações virtuais gravadas. Isso estará de acordo com a maioria das telas nas quais a apresentação será exibida, incluindo telefones celulares, tablets, laptops e computadores de mesa. Para gravações com o feed de vídeo do apresentador, a localização e a disposição do feed de vídeo podem variar. Mas esses detalhes são fundamentais para estabelecer desde o início, pois podem influenciar no layout dos slides da apresentação e no tipo de gravação de vídeo do palestrante.

É altamente recomendável que um formato de apresentação 16:9 seja utilizado para apresentações virtuais gravadas. Isso estará de acordo com a maioria das telas nas quais a apresentação será exibida, incluindo telefones celulares, tablets, laptops e computadores de mesa. Para gravações com o feed de vídeo do apresentador, a localização e a disposição do feed de vídeo podem variar. Mas esses detalhes são fundamentais para estabelecer desde o início, pois podem influenciar no layout dos slides da apresentação e no tipo de gravação de vídeo do palestrante.

open_in_full
open_in_full
Fig. 1a: Layout de slide de apresentação original
Fig. 1b: Layout modificado com placeholder para vídeo 1:1 do apresentador no canto inferior direito. As imagens e o texto são movidos para fora deste canto para que não fiquem obscurecidos
Fig. 1a Fig. 1b

A alternativa para uma sobreposição de vídeo seria os slides da apresentação e o vídeo pode ser organizado em um layout lado a lado. Isso manterá o formato e o layout de um slide de apresentação pessoal típico. No entanto, reduzirá consideravelmente o tamanho dos slides e resultará em um espaço morto ao redor da apresentação e do vídeo, pois eles não podem mais preencher todo o formato de tela 16:9 (Fig. 2). Para minimizar o efeito negativo do espaço morto, um gráfico de marca personalizado pode ser criado para enquadrar criativamente os dois feeds de vídeo lado a lado.

open_in_full
Fig. 2: Vídeo 1:1 do apresentador disposto ao lado dos slides da apresentação com espaço morto resultante indicado em azul

Várias opções estão disponíveis para gravações que exigem apenas narração de áudio sobre os slides da apresentação. O Keynote e o PowerPoint possuem funções de apresentação e gravação de áudio integradas que fornecem uma maneira muito simples e eficaz de gravar uma apresentação. Isso normalmente o levará a uma exibição do apresentador na qual as notas da apresentação são visíveis junto com uma visualização do próximo slide. Um botão de gravação está presente para iniciar a gravação da apresentação (Fig. 3).

open_in_full
open_in_full
Fig. 3a: Controles de gravação no Microsoft PowerPoint destacados em laranja
Fig. 3b: Controles de gravação no Apple Keynote (destacado em laranja)
Fig. 3a Fig. 3b

Uma vez concluída a gravação, um arquivo de vídeo pode ser exportado do software de apresentação (Figs 4 - 5), que incluirá uma gravação em alta definição (1080p com resolução de 1920x1080 pixels) dos slides da apresentação e sua narração gravada.

open_in_full
open_in_full
open_in_full
open_in_full
Fig. 4a: Exportando uma gravação de apresentação no Microsoft PowerPoint
Fig. 4b: Exportando uma gravação de apresentação no Microsoft PowerPoint
Fig. 5a: Exportando uma gravação de apresentação no Apple Keynote
Fig. 5b: Exportando uma gravação de apresentação no Apple Keynote
Fig. 4a Fig. 4b Fig. 5a Fig. 5b

Deve-se notar que existem diferenças significativas nas gravações de várias versões do software PowerPoint. O recurso de gravação de apresentação de slides embutido na maioria das versões do PowerPoint não grava durante as transições de slides. Isso pode criar pausas entre os slides ao exportar a gravação como um filme e resultar em falhas de áudio na narração se um orador continuar falando em cada transição de slide. Gravar o áudio em um dispositivo ou programa separado pode representar desafios no tempo das alterações de slide que podem não corresponder à gravação de áudio externa. A versão mais recente do Microsoft PowerPoint para Windows ou Mac também permite a gravação de vídeo, mas isso também pausa a gravação de vídeo durante as transições de slide e criará problemas significativos na gravação. Isso foi projetado para que o apresentador precise fazer uma pausa entre cada slide para que cada um possa ser gravado individualmente e, em seguida, os slides possam ser adicionados/removidos/regravados sem ter que gravar toda a apresentação novamente. Para resolver esse problema, é aconselhável gravar a apresentação de slides e o áudio em um aplicativo separado e não diretamente no Microsoft PowerPoint.

Muitas plataformas de apresentação virtual, como o Zoom, também possuem recursos de gravação. A pré-gravação de uma apresentação virtual pode ser tão simples quanto iniciar uma nova reunião, compartilhar sua tela e apertar o botão de gravação! Isso normalmente gravará o áudio do apresentador, os slides da apresentação serão compartilhados, bem como o feed de vídeo do apresentador. Na plataforma Zoom, estão disponíveis opções de gravação para gravação local ou gravação na nuvem. Recomenda-se gravar em seu computador local e não na nuvem, pois isso terá melhor qualidade e minimizará o impacto das flutuações da conexão com a Internet na continuidade e na qualidade da gravação. As configurações de gravação estão disponíveis na plataforma Zoom e podem ser encontradas nas configurações da conta on-line (Fig. 6). A qualidade da gravação também varia de acordo com as configurações de exibição do computador e como as janelas de Zoom estão organizadas na tela. Muitas das gravações nessas plataformas com as configurações aplicadas automaticamente podem ser de resolução muito baixa e não são adequadas para pré-gravar uma apresentação profissional.

open_in_full
Fig. 6: Opções de gravação que são selecionadas nas configurações da conta on-line para permitir gravação local e otimização para software de edição de vídeo de terceiros, e são acessadas por meio de um navegador da Web após fazer login na conta do organizador da reunião

Para apresentadores mais experientes em tecnologia, o Open Broadcaster Software (OBS – www.obsproject.com) é uma solução gratuita e de código aberto para gravação personalizada de apresentações e transmissão ao vivo disponível para Mac e Windows. Este software permite que várias fontes sejam gravadas em um único arquivo de vídeo e organizadas em qualquer formato e resolução personalizados. Filtros de áudio para redução de ruído de áudio e filtros de vídeo para aprimorar ou adicionar efeitos de vídeo de fundo para aqueles que desejam usar uma tela verde podem ser aplicados antes da gravação. Esses efeitos são gravados diretamente no arquivo de vídeo e eliminarão a necessidade de edição significativa de pós-produção, se configurados corretamente. Durante a configuração da sessão de gravação com OBS devem ser adicionadas as duas entradas de vídeo, sendo uma delas uma gravação da tela na qual os slides da apresentação estão sendo exibidos, e a outra é a entrada de vídeo da câmera ou webcam do apresentador. A entrada de áudio também é adicionada e um filtro de redução de ruído aplicado conforme necessário. A disposição e o tamanho dos vídeos, bem como a resolução de saída e a qualidade de gravação, devem ser definidos, mantendo uma resolução HD mínima de 1920x1080. Se você quiser gravar cada uma das entradas de vídeo com qualidade total para redimensionar e combinar na edição de pós-produção, poderá organizar os slides e o vídeo do apresentador para gravar dois fluxos de vídeo HD lado a lado em um arquivo de vídeo com uma resolução de 3840x1080. Isso geralmente é recomendado se você não tiver certeza do layout final no momento da gravação. Ao gravar o vídeo e o áudio em um arquivo, você pode minimizar os problemas de sincronização com o tempo de apresentação para vários feeds de áudio e vídeo (Fig. 7).

open_in_full
Fig. 7: Gravação de vídeo full HD dos slides da apresentação, vídeo do apresentador e entrada de áudio separada em uma única gravação personalizada através do OBS – www.obsproject.com

A pré-gravação de uma apresentação virtual pode aliviar um pouco o estresse de falar em público e também fornecer a flexibilidade de gerenciar a gravação em seu próprio tempo. A qualidade das apresentações gravadas pode ser muito alta e não requer habilidades complexas de edição de vídeo ou extenso tempo de pós-produção se configurado corretamente.

Alguns pontos-chave a serem lembrados para sua gravação:

  • Confirme o formato e o layout da gravação necessária e como eles a apresentarão durante a conferência
  • Grave de 2 a 3 slides de sua apresentação como um teste antes de gravar uma tomada completa
  • Verifique sua qualidade de áudio quanto a ruído e volume
  • Verifique a qualidade do seu vídeo, o enquadramento e sincronize com o áudio

Uma vez gravado, seu vídeo deve estar pronto para ser enviado aos organizadores da conferência usando um serviço de transferência de arquivos como Dropbox, Google Drive ou WeTransfer, e então você pode sentar, assistir e curtir a conferência!