Article

Insights
Introdução: Definindo conferência de consenso

Uma conferência de consenso pode ser caracterizada como um processo estruturado e participativo que reúne um grupo diversificado de especialistas e partes interessadas para deliberar sobre um tema específico e chegar a um consenso sobre questões-chave e/ou recomendações. Em contraste com os modelos tradicionais de tomada de decisão que dependem de abordagens hierárquicas ou autoritárias, as conferências de consenso dão prioridade à inclusão, transparência e tomada de decisões partilhada.

No atual mundo VICA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade), em rápida evolução, os processos de tomada de decisão requerem frequentemente a contribuição de diversas partes interessadas. As conferências de consenso surgiram como plataformas valiosas para promover a tomada de decisões colaborativas sobre um espectro de questões, abrangendo cuidados de saúde, avanços científicos e tecnológicos até dilemas sociais e éticos. As conferências de consenso desempenham um papel crucial no setor da saúde, oferecendo aos profissionais de saúde como, por exemplo, na implantodontia, um fórum para a tomada de decisões conjunta. Neste artigo, exploramos a importância das conferências de consenso em implantodontia, destacando suas contribuições para melhorar o atendimento ao paciente, avançar na pesquisa e inovação médica, promover práticas baseadas em evidências e enriquecer o desenvolvimento profissional. Ao envolver os participantes em discussões e processos de elaboração de consenso, essas conferências lhes permite influenciar as políticas e práticas de saúde relacionadas com a implantodontia, promovendo a prestação de tratamentos relacionados a implantes mais eficiente, progressiva e centrada no paciente. Este artigo tem como objetivo explicar o conceito das Conferências de Consenso do ITI explorando seu propósito, sua metodologia, seus benefícios e suas possíveis limitações.

O ITI tem um histórico robusto de organização de conferências de consenso, com a primeira conferência realizada em 1994. Embora a conferência inicial não tenha resultado em uma publicação oficial, os seus valiosos resultados levaram à decisão de organizar uma Conferência de Consenso do ITI a cada 5 anos. Os resultados das conferências subsequentes foram publicados em importantes revistas científicas (Tabela 1).

open_in_full
Tabela 1: Uma visão geral das Conferências de Consenso do ITI de 1994 a 2023

Como afirmado anteriormente, uma conferência de consenso baseia-se em um modelo de tomada de decisões que enfatiza a inclusão, a transparência e a tomada de decisões partilhada. As primeiras conferências de consenso não eram tão estruturadas como são nos tempos atuais. Antigamente, a opinião de um indivíduo reconhecido na área sobre um assunto era muitas vezes considerada como mais importante ou com peso significativo e as conferências eram muitas vezes regidas por decibéis (aqueles que falavam mais alto eram muitas vezes as pessoas que eram ouvidas).

Hoje em dia temos regras e protocolos que ditam como deve ser realizada uma conferência de consenso. Aderimos às metodologias rigorosas, com os temas em discussão preparados por profissionais com base em revisões sistemáticas da literatura disponível.

As revisões sistemáticas constituem a base das conferências de consenso realizadas hoje. Ao escrever uma revisão sistemática, um desenho é definido com base em uma questão de pesquisa para fornecer um resumo da literatura atual relevante para o tema. Os autores empregam uma abordagem rigorosa e transparente, utilizando métodos reproduzíveis para encontrar, selecionar e sintetizar os dados disponíveis (evidências), com ênfase na análise e na identificação de vieses nos resultados. O processo de revisão sistemática normalmente envolve a formulação de perguntas de pesquisa claras, a identificação de publicações relevantes por meio de buscas extensas, a avaliação da qualidade das pesquisas em cada etapa, o resumo das evidências usando métodos estatísticos para interpretar os resultados.

Frequentemente, as seguintes etapas gerais são seguidas:

  1. Formulação da pergunta de pesquisa: questões claras, inequívocas e estruturadas. Uma vez definidas, não poderão ser alteradas durante o processo.
  2. Definição de critérios de inclusão e exclusão.
  3. Identificação de publicações relevantes: busca extensa em múltiplas fontes (bases de dados e busca manual) e, quando possível, preferencialmente sem restrições de idioma. As razões para inclusão e exclusão devem ser registradas.
  4. Seleção de estudos com base em critérios de inclusão/exclusão e avaliação da qualidade da pesquisa. Isso é importante em todas as etapas do processo. A formulação da pergunta e os critérios de seleção devem descrever o nível mínimo de estrutura e desenho aceitáveis. Quando os estudos são selecionados, uma análise mais detalhada é conduzida seguindo listas de verificação de qualidade baseadas no desenho dos estudos. Esta informação, por sua vez, é então usada para selecionar os tópicos que podem ser incluídos na meta-análise. O peso desta informação também é importante na definição de pesquisas futuras.
  5. Extração de dados dos estudos incluídos. Foi desenvolvido um software específico para este fim, embora também possa ser utilizado um arquivo Excel.
  6. Resumo das evidências e identificação da qualidade: métodos estatísticos são utilizados para analisar a estrutura, a qualidade e os resultados na análise das diferenças nos estudos selecionados.
  7. Interpretação dos resultados: todos os aspectos das quatro primeiras etapas foram atendidos? Quais riscos de viés foram identificados na interpretação dos resultados? A qualidade individual das publicações incluídas foi classificada? Os pontos fortes e fracos das publicações foram analisados e isso foi interpretado adequadamente nas recomendações?

As revisões sistemáticas são então apresentadas na conferência de consenso como base para as deliberações e discussões.

Ao observar a forma como as Conferências Quinquenais de Consenso do ITI são organizadas, o seguinte protocolo foi desenvolvido e seguido.

Em primeiro lugar, o ITI forma um Comitê Diretor. O Comitê Diretor da Conferência de Consenso do ITI tem responsabilidade geral pela organização e execução da Conferência de Consenso do ITI, da Reunião de Padronização da Conferência de Consenso e do programa científico da Conferência Anual do ITI, que geralmente segue a Conferência de Consenso do ITI. É o órgão de decisão para tudo o que está relacionado com estas reuniões. O Comitê Diretor aconselha o Grupo de Supervisão, que apoia diretamente os Líderes dos Grupos nas suas atividades e em quaisquer questões que possam surgir. O Comitê Diretor seleciona os temas para a Conferência de Consenso, certificando-se de que sejam escolhidos temas relevantes e atuais. Muitas vezes, baseiam-se em assuntos provenientes de pesquisas sobre tópicos que os fellows e membros do ITI consideram relevantes e que exigem uma tomada de decisão coletiva.

O Comitê Diretor nomeia um Grupo de Supervisão. O Grupo de Supervisão da Conferência de Consenso do ITI é o primeiro ponto de contato para os Líderes de Grupo. O Grupo de Supervisão monitora o progresso dos Grupos de Trabalho e oferece apoio para garantir que os Grupos permanecem no caminho certo (em termos de tempo e científicos) e reporta diretamente ao Comitê Diretor. Os temas a serem discutidos durante a Conferência de Consenso são apresentados ao Comitê Diretor para sua aprovação e alteração.

Os Líderes dos Grupos são selecionados pelo Comitê Diretor e pelo Grupo de Supervisão. Eles são responsáveis pela revisão dos documentos do seu Grupo de Trabalho. Os Líderes de Grupo são o primeiro ponto de contato dos Primeiros Autores e os apoiam em suas atividades e em quaisquer dúvidas que possam surgir. Os Líderes de Grupo estão em contato contínuo com os Autores para garantir que todas as tarefas sejam entregues no prazo e que os prazos sejam cumpridos. Os Líderes de Grupo selecionam os Primeiros Autores para os artigos de revisão do seu grupo em estreita colaboração com o Grupo de Supervisão, moderam as sessões do seu Grupo de Trabalho na Conferência de Consenso do ITI e são responsáveis por apresentar os resultados do trabalho do grupo (manuscritos) no final da Conferência de Consenso do ITI.

Principais (Primeiros) Autores: Os Primeiros Autores são responsáveis pela redação dos artigos de revisão sistemática da Conferência de Consenso do ITI. Os primeiros autores formulam as perguntas de pesquisa, definem a estratégia de pesquisa e conduzem a busca bibliográfica. Eles registram os protocolos de revisão sistemática no Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde e os submetem à revista na qual serão publicados os anais da Conferência de Consenso do ITI, trabalhando em estreita colaboração com seus coautores. O Primeiro Autor é o primeiro ponto de contato dos Coautores. Os primeiros autores apresentarão as conclusões do seu artigo de revisão na Conferência de Consenso do ITI e na Conferência Anual do ITI que normalmente segue a Conferência de Consenso.

Os primeiros autores de um artigo de revisão da Conferência de Consenso podem ter quantos coautores quiserem – é sua propriedade intelectual. No entanto, por razões organizacionais, muitas vezes limitamos o número de coautores convidados para a Conferência de Consenso.

A fase preparatória

A fase seguinte pode ser chamada de fase preparatória. Antes da conferência, os participantes recebem as revisões de literatura (de preferência uma revisão sistemática, se possível com uma meta-análise) sobre os temas escolhidos. Isso ajuda a garantir que todos os participantes tenham acesso à mesma informação e estejam preparados para uma deliberação. Também lhes dá a oportunidade de ler sobre os tópicos das revisões sobre os quais podem não ter informações suficientes.