Article

Presentation Tips
Ergonomia da câmera

A ergonomia dos equipamentos fotográficos refere-se às propriedades de manuseio do equipamento. Empunhaduras, botões, interruptores, telas e visores são todos elementos dos componentes ergonômicos de um determinado sistema de câmera. Devido à natureza especializada da imagem odontológica e à necessidade de iluminação artificial, os flashes da câmera também são uma consideração ergonômica. Os flashes de anel (Fig. 1) posicionam o flash da câmera na extremidade da lente, fornecem iluminação uniforme e geralmente não interferem em nenhum controle ou ponto de contato durante a operação da câmera odontológica. Uma desvantagem desses flashes é sua limitada capacidade de ajuste de posicionamento.

open_in_full
Fig. 1:

Em comparação, flashes de ponto duplo montados em braços de suporte ajustáveis específicos para odontologia (Fig. 2) podem ser posicionados a distâncias variadas do centro da lente. Isso permite que o clínico posicione os flashes próximos à linha média da lente (Fig. 3) ou mais distantes da lente (Fig. 4), o que altera a posição da iluminação na imagem capturada.

open_in_full
open_in_full
open_in_full
Fig. 2:
Fig. 3:
Fig. 4:
Fig. 2 Fig. 3 Fig. 4

Ajustar a posição do flash pode melhorar a reprodução da topografia da superfície e mover o foco de iluminação para diferentes áreas dos dentes (Fig. 5).

open_in_full
open_in_full
Fig. 5a:
Fig. 5b:
Fig. 5a Fig. 5b
Modificando os braços de suporte de flash

Em algumas situações, o uso de um suporte para flash pode se tornar incômodo, pois os braços de suporte podem interferir na posição das mãos do profissional. Nessa situação, ajustar a posição do braço pode ajudar, porém, pode ser necessário modificar o próprio suporte. Vários fabricantes de suporte para flash desenvolveram braços curvos para suportar flashes sem fio de dois pontos (Fig. 6). Embora possam ter boa utilidade, os braços ainda podem precisar ser invertidos quando posicionados próximos ao corpo da câmera para fornecer mais espaço para o profissional.

open_in_full
Fig. 6:

O vídeo a seguir demonstra o processo simples de remover os parafusos, segurar os braços no lugar e girá-los 180 graus para fornecer mais espaço para as mãos do dentista.


Cada câmera possui ergonomia diferente, e cada profissional pode otimizar os controles e pontos de contato até certo ponto. Este é um exemplo de uma modificação que pode ser facilmente realizada para criar mais espaço para o manuseio da câmera. Qualquer modificação que melhore o conforto ou a precisão do operador em um ambiente clínico ou laboratorial pode ter um impacto positivo na obtenção de melhores resultados.