Article

From the Editor's Desk
Da mesa do editor

Os dois principais objetivos da terapia com implantes dentários são: restaurar a função e a estética; ou seja, permitir que os pacientes mastiguem e sorriam novamente, substituindo os dentes perdidos por implantes de titânio ou cerâmica. Embora seja relativamente simples avaliar a osseointegração na rotina clínica diária, seja batendo nos implantes ou usando métodos mais sofisticados, como índices de estabilidade, como valores de ISQ, a estética é mais complicada de avaliar. Não existe uma ferramenta diagnóstica geralmente aceita para auxiliar na avaliação do resultado estético e o feedback dos pacientes é conhecido por ser bastante subjetivo e muitas vezes não alinhado com a percepção do clínico. A atratividade facial também é um tópico relevante e oportuno em muitos outros campos da odontologia e até mesmo a inteligência artificial (IA) tem sido usada para resolver isso. Um estudo recente usou ferramentas de IA para determinar a influência da estética dental na atratividade facial em comparação com outras modificações faciais, como o batom ou uso de óculos (Obwegeser et al. 2022). Curiosamente, este estudo mostrou que as redes neurais convolucionais podem ser treinadas para avaliar de forma confiável o impacto do alinhamento dentário e das modificações faciais na atratividade facial e, também, que o alinhamento dos dentes frontais superiores melhora significativamente a atratividade facial, mas frustrantemente apenas em um grau comparável ao uso de batom. Assim, avaliar os fatores que influenciam o resultado estético, assim como a análise dos resultados finais em relação à estética, é desafiador e também não é tão fácil resumir objetivamente ao tentar desenvolver esse tema com uma abordagem mais baseada em evidências.

No entanto, o Conselho Editorial da Forum Implantologicum aceitou este desafio e dedicou um número inteiro à “Estética em Implantodontia”. Ao longo dos próximos meses, artigos sobre vários aspectos da estética serão publicados em intervalos regulares. O Prof. Leesungbok e sua equipe estão apresentando uma visão geral das variáveis ​​relevantes aos resultados estéticos e funcionais de próteses sobre implantes dentários para pacientes idosos com deficiência. O artigo do Dr. Marchand e colaboradores visa destacar as vantagens e as limitações atuais da zircônia como material de restauração de implantes, especificamente conhecido por suas características “estéticas”. O Prof. Gallucci, Dr. Pedrinaci e coautores fornecem informações clínicas variáveis ​​que contribuem para o sucesso estético e biológico na prótese sobre implantes da região anterior, bem como as principais considerações de tratamento no processo de tomada de decisão de substituição de dentes anteriores ausentes. Finalmente, o Prof. Wittneben e colaboradores resumem o estado atual da avaliação do resultado estético para restaurações de implantes dentários incluindo uma visão geral dos índices estéticos disponíveis.

Por favor, reserve um tempo para reler e desfrutar de todos esses artigos que oferecem muitos insights relevantes, dicas práticas, bem como subsídios para reflexão que, idealmente, resultarão em um impacto direto em sua prática.

Os meus melhores cumprimentos,

Michael Bornstein

Referências

Obwegeser, D., Timofte, R., Mayer, C., Eliades, T., Bornstein, M. M., Schätzle, M. A. & Patcas, R. Using artificial intelligence to determine the influence of dental aesthetics on facial attractiveness in comparison to other facial modifications. European Journal of Orthodontics, doi: 10.1093/ejo/cjac016; online ahead of print.