Os termos medicina e odontologia personalizadas referem-se à adaptação de diagnósticos e tratamentos com base nas caraterísticas e necessidades biológicas, sociais e comportamentais de cada paciente. Embora a odontologia personalizada ainda não seja uma realidade, acredita-se que as tecnologias avançadas de inteligência artificial (IA), com análises mais precisas, possam integrar diferentes tipos de dados individuais, locais e sistêmicos. Isso permitirá uma compreensão mais ampla das interações entre esses dados, aproximando-nos de uma odontologia mais personalizada, preditiva, preventiva e participativa — a chamada odontologia P4. Cada vez mais aplicações de IA estão disponíveis nas áreas de regeneração oral e de implantodontia, auxiliando no diagnóstico e no planejamento do tratamento, incluindo várias opções de software disponíveis no mercado que proporcionam um desempenho semelhante ou mesmo superior ao dos dentistas especialistas. Nos próximos meses, o Forum Implantologicum se concentrará neste tema com os seguintes artigos escritos por especialistas na área:
Um olhar sobre as inovações revolucionárias e, mais especificamente, sobre utilização da IA na implantodontia pelo Prof. Joda e colaboradores (Zurique, Suíça).
Uma visão aprofundada dos artefatos nos exames de tomografia computorizada de feixe cônico e do modo como a IA pode ajudar a melhorar essas imagens pelo Prof. Matheus Oliveira (Campinas, Brasil).
Uma revisão detalhada sobre o uso da IA nas áreas de cirurgia oral e implantodontia realizada pelo Prof. Stadlinger e colaboradores (Zurique, Suíça) destaca que os desenvolvimentos atuais frequentemente se concentram em sistemas baseados em radiologia, mas que sistemas baseados em linguagem estão começando a ser desenvolvidos.
Uma visão geral da implantodontia personalizada com uma perspectiva do seu potencial futuro pelo Prof. Ivanovski (Brisbane, Austrália).
Uma análise detalhada da IA para a instalação de implantes dentários, incluindo aplicações de realidade aumentada e as suas oportunidades pelos Drs. Mandelaris e Faiella (EUA).
Em nome do Conselho Editorial, espero que esta seleção de artigos seja esclarecedora e prática, oferecendo informações valiosas para melhorar a sua prática diária.
Michael M. Bornstein
Editor-chefe