Article

Feature Article
Resumo

O tema do Grupo 3 foi "Medicina Oral" e abordou a influência de fatores associados a materiais e medicamentos antirreabsortivos nos resultados clínicos e biológicos e nas complicações em implantodontia. As perguntas abordaram as seguintes três categorias: (1) Materiais de implante que não sejam titânio (ligas); (2) Materiais para pilares transmucosos que não sejam titânio (ligas); (3) Medicamentos que afetam o metabolismo ósseo. Após mais de dois anos de preparação e 72 horas de debate animado entre quase 100 especialistas na área de implantodontia, o Grupo 3 definiu as seguintes declarações e recomendações:

A zircônia é uma alternativa válida ao titânio como material para implantes e componentes transmucosos, permitindo a integração de tecidos moles e duros com resultados clínicos comparáveis ao titânio (até cinco anos) – identificados pela sobrevida do implante, perda óssea marginal e profundidades de sondagem peri-implantar. No entanto, o estado atual das evidências permanece limitado, especialmente para desenhos de implantes de duas peças. Com base na opinião dos especialistas, os componentes transmucosos de zircônia podem ser mais indicados na região estética.

A administração de medicamentos antirreabsortivos (MAR) em baixas doses não mostrou qualquer impacto negativo nos resultados iniciais dos implantes, mas recomenda-se um acompanhamento cuidadoso e cuidados de suporte, a fim de prevenir a osteonecrose ou sequestros ósseos relacionados ao uso dessas medicações. No entanto, os implantes dentários existentes sem patologia peri-implantar não devem ser removidos. Além disso, não é recomendado suspender medicamentos antirreabsortivos (retirada de medicamentos) para a colocação de implantes.

Para obter mais detalhes, consulte o Relatório de Consenso do Grupo 3 da 7a Conferência de Consenso do ITI e os artigos de revisão que podem ser baixados no site ITI website.

Introdução

A cada cinco anos, o ITI realiza uma Conferência de Consenso para revisar o estado atual das evidências em áreas de interesse da implantodontia. Para a 7ª Conferência de Consenso do ITI, com base nas contribuições dos editores de diversas revistas odontológicas, bem como nas ideias propostas pelos membros do Comitê de Coordenação, foram selecionados cinco tópicos: Técnicas Cirúrgicas, Tecnologia, Medicina Oral, Benefícios ao Paciente e Protocolos de Instalação e Carregamento de Implantes. O Grupo 3, que discutiu “Medicina Oral”, foi encabeçado por dois líderes de grupo, Prof. Bilal Al-Nawas e Prof. France Lambert e três autores principais, Dr. Isabelle Laleman, Dr. Stefan Roehling e Prof. Yong-Dae Kwon, e auxiliado por especialistas na área de todo o mundo. A pergunta “Por que medicina oral?” baseia-se no fato de que todos os prestadores de tratamento devem ter um conhecimento profundo de quais materiais são biocompatíveis e que tipo de medicamento tem efeito no tratamento com implantes, tanto em curto como em longo prazo. Assim, o objetivo do Grupo 3 foi abordar a influência dos fatores associados aos materiais e aos medicamentos antirreabsortivos nos resultados clínicos e biológicos e suas complicações na implantodontia. As perguntas abordaram as três categorias a seguir:

  1. Materiais de implante que não sejam titânio (ligas)
  2. Materiais para pilares transmucosos que não sejam titânio (ligas)
  3. Medicamentos que afetam o metabolismo ósseo

Três revisões sistemáticas/narrativas formaram a base para discussão dentro do grupo de trabalho e foram preparadas e revisadas antes da Conferência de Consenso. As revisões foram discutidas dentro do grupo, e as Declarações de Consenso, recomendações clínicas e perguntas e respostas orientadas para o paciente foram formuladas e depois apresentadas ao plenário para aprovação. O grupo de trabalho também preparou recomendações para pesquisas futuras. O objetivo desta revisão narrativa é destacar e apresentar as conclusões e recomendações do Grupo 3 da Conferência de Consenso e como potencialmente implementá-las na prática clínica.