Em nossa série “Pergunte aos Especialistas”, convidamos profissionais renomados a opinar sobre questões atuais e instigantes, cada um oferecendo sua perspectiva em menos de 250 palavras. Esta edição apresenta insights de Daniel Buser (Suíça), Tabea Flügge (Alemanha), Eiji Funakoshi (Japão) e Martin Schimmel (Suíça), enquanto eles abordam a questão provocativa se os implantes dentários ainda serão necessários no futuro.
Esta é uma pergunta muito interessante, e minha resposta óbvia é SIM.
É absolutamente irrealista acreditar que, no futuro, os seres humanos não perderão mais nenhum dente em suas vidas devido a cáries, falhas endodônticas, periodontite ou trauma. Se essa perda dentária acontecer, a experiência clínica demonstrou que a terapia de implantes é frequentemente a melhor opção de tratamento, desde que seja realizada com habilidade e de acordo com diretrizes bem estabelecidas. Estou totalmente convencido de que a demanda por terapia de implantes continuará a aumentar. Em países industrializados, a mudança demográfica com um número crescente de pacientes baby boomers chegando à idade de aposentadoria exigirá muitos tratamentos de substituição de dentes para manter o conforto mastigatório dos pacientes. Por outro lado, em países emergentes, a terapia de implantes se tornará mais relevante, uma vez que a parcela da população que pode pagar por esse tratamento também aumentará.
"O desafio que enfrentamos é a qualidade do tratamento fornecido"
O desafio que enfrentamos é a qualidade do tratamento fornecido, uma vez que estamos vendo muitas complicações, seja peri-implantite ou implantes mal posicionados. Devemos reconhecer o fato de que a maioria das complicações é causada por erros de tratamento. Em consequência, precisamos encontrar estratégias para melhorar a educação dos dentistas na terapia com implantes, em particular para a parte cirúrgica. E precisamos parar de acreditar que todo dentista deve colocar implantes. Se 20% dos dentistas estiverem colocando implantes e todos forem bem-preparados, então a qualidade do tratamento aumentará. O ITI pode desempenhar um papel importante aqui como líder educacional em implantodontia.