Article

Insights
Com os Prêmios de Pesquisa André Schroeder, o ITI destaca anualmente duas equipes de pesquisa pelo excelente trabalho no avanço da pesquisa e do desenvolvimento odontológico. A Forum Implantologicum conversou com o Dr. Ryan Lee sobre o seu estudo premiado “Restabelecimento da homeostase de macrófagos pela modificação da superfície de titânio em diabetes tipo II promove a cicatrização óssea” e seus planos para o futuro.
Forum Implantologicum (FI): Você pode nos dar um breve resumo de sua carreira acadêmica até o presente momento?

Ryan Lee (RL): Eu me graduei na Universidade de Sydney, na Austrália (BMSc & BDent), e completei meu programa de treinamento especializado em Periodontia (MCD) no Eastman Dental Institute, UCL, em Londres. Voltei para a Austrália para iniciar minha carreira acadêmica e comecei também um doutorado em meio período. Em 2017, assumi um cargo acadêmico sênior na Faculdade de Odontologia da Universidade de Queensland. Atualmente, sou diretor do programa de treinamento especializado de pós-graduação e chefe da disciplina de Periodontia.

FI: Como você se interessou pela pesquisa e, mais especificamente, pela pesquisa em Implantodontia?

RL: Minha paixão pela pesquisa em Periodontia e Implantodontia começou quando participei pela primeira vez do ITI World Symposium, em Nova Iorque, em 2007. Depois de ouvir todos aquelas grandes mentes da Periodontia e Implantodontia, fiquei muito inspirado e decidi seguir uma carreira nessa área. A pesquisa era uma grande parte do programa de treinamento especializado de pós-graduação e fiquei fascinado com a abordagem baseada em evidências e as diferentes metodologias de pesquisa para validar novas descobertas. Eu estava particularmente interessado nas respostas imunes do hospedeiro às diferentes superfícies de implantes, resultando em diferentes taxas de osseointegração.

open_in_full
Fig. 1: The André Schroeder Research Prize medallion
FI: Você poderia delinear o tema principal do seu estudo vencedor e também nos dar algumas dicas sobre porque você o escolheu

RL: Meu tópico de pesquisa foi a investigação dos efeitos de diferentes características da superfície do implante em células imunes, particularmente macrófagos, na diabetes. As superfícies de implante que usamos foram SLA e SLActive. Está bem documentado que a superfície SLActive aumenta a taxa de osseointegração no estágio inicial da cicatrização óssea; no entanto, os mecanismos subjacentes ainda não foram totalmente elucidados. Fiquei intrigado com esse fenômeno biológico específico e comecei a fazer perguntas de pesquisa sobre interações entre células envolvidas na cicatrização e diferentes biomateriais.

O macrófago é verdadeiramente uma célula imune versátil que pode orquestrar respostas inflamatórias mediante a expressão de seu: fenótipo pró-inflamatório M1 ou anti-inflamatório M2. Obviamente, isso é uma simplificação excessiva, mas o seu papel no contexto da cicatrização é crucial. Os efeitos imunomoduladores de macrófagos e diferentes superfícies de implantes ainda são pouco explorados, principalmente sob condições de comprometimento sistêmico, como no caso da diabetes. Assim, o objetivo do estudo foi investigar as interações entre fenótipos de macrófagos (M1 e M2) e diferentes superfícies de implantes de titânio (SLA e SLActive) em condições de diabetes tipo 2.

FI: Quais são as principais conclusões do seu estudo?

RL: Pela primeira vez, o estudo forneceu evidências empíricas para a função prejudicada de macrófagos M2 no processo de cicatrização em um modelo animal de diabetes tipo 2. Ele mostrou que a superfície modificada (SLActive) poderia compensar essa função prejudicada dos macrófagos criando um ambiente que atenua a resposta inflamatória durante o estágio inicial da cicatrização ósseas, restaurando a homeostase dos macrófagos e resultando em uma melhor cicatrização óssea.

FI: Quão relevante é este projeto para a prática diária e como você acha que suas descobertas avançam no campo da Implantodontia?

RL: Acredito que este projeto proporcionou uma visão sobre a interação entre biomateriais, particularmente o tratamento da superfície do implante e as respostas imuno-inflamatórias em uma condição sistêmica comprometida. Como este é um estudo pré-clínico, mais estudos clínicos são necessários para confirmar nossos achados, mas destacou a importância do controle da resposta inflamatória na fase inicial da cicatrização, incluindo osseointegração, e os biomateriais (SLActive) que usamos diariamente têm a capacidade de modular as respostas imunes. Com isso em mente, os profissionais devem decidir quais materiais utilizar.

FI: Como ganhador do Prêmio de Pesquisa André Schroeder, como você vê a importância de organizações como o ITI para a pesquisa na área da Implantodontia?

RL: O ITI tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da Implantodontia por várias décadas. Acredito que o sucesso do ITI vem de sua independência e forte mentalidade orientada para a pesquisa para desenvolver a Implantodontia. O apoio acadêmico e financeiro desse tipo de organização ajuda muitos pesquisadores/clínicos a continuar com suas pesquisas e fornecer uma plataforma para compartilhar seus resultados, moldando a direção futura da Implantodontia.

open_in_full
Fig. 2: ITI President Charlotte Stilwell presents Ryan Lee with the 2022 André Schroeder Research Prize for Preclinical Research at the ITI Annual Conference in Rome, Italy
FI: Você poderia compartilhar alguns detalhes de seus próximos projetos conosco e o que você considera ser "tópicos quentes" no campo da Implantodontia?

RL: Há uma tendência crescente e ênfase na 'medicina personalizada' na pesquisa médica atual. Acredito que futuras pesquisas em odontologia seguirão na mesma direção. Na verdade, já começou. A cicatrização é um aspecto essencial da medicina/odontologia personalizada, e a modulação do hospedeiro através de biomateriais tem sido nosso grande interesse de pesquisa para melhorar os resultados clínicos. Futuras pesquisas em Implantodontia devem se concentrar nesses efeitos imunomoduladores dos biomateriais.

Por exemplo, em um de nossos projetos, estamos investigando o efeito da proteína da matriz do esmalte em diferentes subfenótipos de macrófagos M2 (ou seja, M2a, M2b, M2c e M2d) em um modelo diabético para incorporar o conhecimento em nossa compreensão atual de cicatrização. Isso será implementado em estratégias de gerenciamento clínico em casos mais desafiadores.

Sobre o Prêmio de Pesquisa André Schroeder

Os Prêmios de Pesquisa André Schroeder para Pesquisa Pré-clínica e Clínica são concedidos anualmente com 10.000 francos suíços para cada vencedor do prêmio. O Prêmio de Pesquisa André Schroeder é concedido a pesquisadores independentes para o avanço da pesquisa e desenvolvimento odontológico. O objetivo é promover novas descobertas científicas em implantodontia, regeneração de tecidos orais e áreas afins. O prêmio é entregue em homenagem ao falecido professor André Schroeder (1918-2004), presidente fundador do ITI, que foi pioneiro na Implantodontia e cujo trabalho de vida contribuiu significativamente para a odontologia moderna. Mais informações estão disponíveis em www.iti.org/research/andre-schroeder-prize