Article

Feature Article
Resumo

A cada 5 anos, o International Team for Implantology (ITI) organiza uma Conferência de Consenso para revisar o estado atual das evidências em áreas de interesse em implantodontia. A 7ª Conferência de Consenso do ITI aconteceu em Lisboa, em maio de 2023. O tema do Grupo 2 foi “Tecnologia”, centrando-se nas seguintes três questões: (1) fabricação aditiva versus subtrativa de restaurações sobre implantes; (2) sobrevida, complicações e estética comparando pilares pré-fabricados versus pilares personalizados; e (3) sobrevivência de próteses dentárias fixas múltiplas suportadas por implantes posteriores. Três revisões sistemáticas seguindo as diretrizes PRISMA foram submetidas à Clinical Oral Implants Research antes da Conferência de Consenso. As Declarações de Consenso, Perspectivas dos Pacientes e Recomendações para Investigação Futura foram propostas e discutidas em Lisboa entre os participantes do grupo e depois apresentadas ao plenário, onde, após discussão e modificação, as declarações e recomendações finais foram aceitas para publicação.

Este artigo resume as principais conclusões do Grupo 2:

  1. Tanto a fabricação aditiva quanto a subtrativa são técnicas viáveis para próteses provisórias unitárias sobre implantes, mas o desempenho clínico das restaurações produzidas aditivamente ainda precisa ser investigado.
  2. De acordo com as evidências atuais, coroas unitárias em pilares pré-fabricados apresentam desempenho clínico comparável a pilares personalizados. No entanto, são necessários dados de ECRs de acompanhamento a longo prazo.
  3. Na área posterior, a zircônia monolítica é recomendada como material de escolha para restaurações múltiplas sobre implantes para reduzir complicações técnicas.

Para obter mais detalhes, consulte o Relatório de Consenso do Grupo 2 da 7ª Conferência de Consenso do ITI e leia os artigos que podem ser acessados pelo site do ITI.

Introdução

Os avanços tecnológicos na odontologia impulsionados pelo rápido crescimento do setor de TI apresentam novas oportunidades e desafios. A indústria de tecnologia médica introduz rapidamente aplicações e ferramentas digitais no mercado, às vezes ultrapassando a avaliação científica. A impressão 3D na fabricação aditiva e o uso de pilares à base de titânio em conjunto com restaurações monolíticas são ótimos exemplos no campo da implantologia dentária digital. Embora amplamente aceitas, persistem preocupações entre os dentistas sobre o desempenho e os resultados a longo prazo ao aplicar novas tecnologias ao uso clínico. O Grupo de Trabalho 2 sobre "Tecnologia" da 7ª Conferência de Consenso do ITI explorou sistematicamente a literatura científica em três áreas principais (Derksen et al. 2023): (1) fabricação aditiva versus subtrativa para restaurações sobre implantes; (2) pilares pré-fabricados e personalizados em termos de taxas de sobrevivência, complicações e estética; e (3) desempenho clínico de próteses dentárias fixas implantossuportadas para tratamento de múltiplos dentes perdidos na região posterior.