Article

Ask the Experts
Introdução

Na série “Pergunte aos especialistas”, pedimos a um grupo de especialistas que dê a sua opinião sobre uma questão particularmente atual em menos de 250 palavras. Desta vez pedimos a Mauricio Araujo (Brasil), Stefan Fickl (Alemanha), Eduardo Lorenzana (EUA) e Mário Roccuzzo (Itália) para explicar como eles tratam as doenças peri-implantares na sua prática clínica hoje em comparação com cinco anos atrás.

Mauricio G. Araujo & Flavia Matarazzo

Pouco progresso foi feito no tratamento de doenças peri-implantares nos últimos cinco anos. Nenhuma abordagem revolucionária surgiu para garantir a previsibilidade, especialmente para o tratamento da peri-implantite. No processo, aprendemos que o sangramento peri-implantar é altamente prevalente, que as doenças peri-implantares são muito mais difíceis de controlar do que as doenças periodontais e que a higiene ao redor dos implantes deve ser ainda mais enfatizada do que ao redor dos dentes. Tornou-se também evidente que quando as próteses suportadas por implantes são corretamente planejadas na posição protética, o risco de doenças peri-implantares é bastante reduzido.

Atualmente tratamos pacientes com doenças peri-implantares de acordo com três situações possíveis:

  1. Os implantes com mucosite peri-implantar com acesso adequado para controle de placa são tratados através da remoção de placa submarginal e reforço das instruções de higiene bucal. Na ausência de mucosa queratinizada e na presença de desconforto ao escovar, os pacientes são frequentemente submetidos a uma aumento de tecidos moles queratinizados.
  2. Os implantes com peri-implantite e acesso adequado para controle de placa são tratados da mesma forma que os implantes com mucosite, além de um procedimento de retalho aberto para raspagem. Na presença de defeitos intraósseos, procedimentos reconstrutivos são frequentemente utilizados.
  3. Os implantes com peri-implantite cujo tratamento não é considerado razoável devido à mobilidade, perda óssea radiológica progressiva, estética deficiente ou falta de acesso ao controle adequado de placa são explantados e substituídos.

Em resumo, aprendemos nos últimos cinco anos que o melhor curso de ação para gerir doenças peri-implantares continua a ser a prevenção, fornecendo (i) um desenho de prótese adequado, (ii) o acesso adequado para controle de placa caseiro e (iii) a inclusão em um programa de manutenção regular.