Article

Insights
A Fórum Implantologicum conversou com Merete Aaboe, presidente do Conselho de Estudos do ITI, sobre a educação em implantodontia e as diferentes maneiras pelas quais o ITI contribui para a especialidade.
Forum Implantologicum (FI): A educação em implantodontia evoluiu significativamente desde o seu início, há mais de 40 anos, quando não existiam caminhos de educação formalmente definidos, e era comum que os profissionais de odontologia interessados na disciplina emergente fizessem cursos de fim de semana, que geralmente eram conduzidos pela indústria e orientados para o produto.

Merete Aaboe (MA): É verdade, o cenário educacional parece muito diferente hoje e há disponíveis muitos cursos ministrados por universidades para profissionais da área odontológica. Este cenário, no entanto, foi fortemente afetado pelo fato de que a tendência no tratamento hoje é fortemente orientada para o paciente, e a implantodontia tornou-se mais um serviço popular na demanda de muitos pacientes, em vez da especialidade de nicho que foi durante muitos anos.

Além dos especialistas em implantodontia que praticam há muitos anos, os dentistas clínicos gerais também podem entrar em contato rotineiramente com pacientes que já têm implantes e precisam de acompanhamento ou gostariam de tê-los e precisam de conselhos do seu dentista. Portanto, é importante para os clínicos gerais que desejam reter esses pacientes ter uma sólida compreensão básica da implantodontia, juntamente com as técnicas associadas, bem como uma visão realista de suas limitações e dos riscos envolvidos.

O foco principal do ITI é a educação e oferecer uma variedade de oportunidades diferentes. Podem ser eventos locais, como Education Day, reuniões de Study Club, congressos nacionais, Education Week ou o ITI World Symposium. Também é possível obter conhecimento on-line na ITI Academy, por meio de blogs, reuniões de educação on-line ou programas estruturados de educação.

FI: Em termos de educação estruturada, o que o ITI tem a oferecer?

MA: As mais recentes adições aos recursos educacionais do ITI são dois programas reconhecidos internacionalmente: ITI Curriculum e ITI Diploma in Implant Dentistry. O ITI Curriculum é destinado a profissionais que desejam avançar na carreira e adquirir os fundamentos da implantodontia. Destina-se a dentistas, higienistas e técnicos de prótese dentária que desejam obter uma compreensão teórica completa da implantodontia. Destina-se também a jovens profissionais que desejam se especializar em implantodontia e a estudantes de odontologia que buscam sua primeira experiência em implantodontia. O programa oferece dois níveis de treinamento em implantodontia: nível básico e nível intermediário.

O nível Básico do ITI Curriculum pode ser feito on-line ou presencialmente com uma instituição parceira do ITI e equipa os participantes com um conhecimento teórico geral em implantodontia. Usando a classificação SAC, o participante será capaz de avaliar pacientes em potencial, identificar casos simples e restaurar espaços dentários de maneira direta. A saúde dos tecidos peri-implantares e a manutenção da prótese sobre implantes são um ponto de foco e o participante será capaz de lidar com complicações simples, como lascas da porcelana ou mucosite peri-implantar.

Depois de finalizar o Currículo ITI no nível Básico, os participantes têm a possibilidade de prosseguir para o nível Intermediário. Pode-se também começar no nível intermediário sem ter o certificado no nível Básico, mas primeiro será necessário passar no exame do nível Básico.

O nível intermediário é projetado para dentistas que desejam instalar implantes com confiança. Destina-se a clínicos gerais com sólida base teórica em implantodontia que desejam melhorar suas habilidades práticas, mas também desenvolver sua carreira no campo da implantodontia. Como grande parte do programa é centrada na instalação de implantes, o programa é um curso presencial ministrado por uma instituição parceira do ITI, que pode ser uma universidade ou um provedor de educação comercial.

O programa tem como foco a avaliação, o planejamento e a execução de cirurgias e tratamentos protéticos de casos Simples ou Minimamente Avançados, de acordo com a classificação SAC. Um forte componente prático complementa os aspectos teóricos do programa. A participação é uma excelente oportunidade para os profissionais colocarem seus primeiros implantes em um ambiente seguro sob a orientação de um mentor.

Um certificado é emitido para os participantes que concluírem com sucesso os níveis Básico e/ou Intermediário.

FI: Como o Diploma ITI em Implantodontia se encaixa no Currículo ITI?

MA: Enquanto o Currículo ITI nos níveis Básico e Intermediário são programas educacionais, o Diploma ITI é um programa de validação. É uma oportunidade para profissionais experientes validarem sua competência profissional e mostrarem sua excelência clínica a pacientes e parceiros.

Para entrar no programa, os participantes devem ser graduados do ITI Curriculum Nível Intermediário ou passar em um teste de admissão on-line. Recomenda-se um mínimo de três anos de experiência na colocação ou tratamento de implantes, juntamente com um alto nível de conhecimento clínico e teórico. O programa consiste em 8 casos clínicos predefinidos que são enviados para revisão, seguidos de um exame oral no local com base em 4 casos não vistos.

open_in_full
Fig. 1: O ITI Diploma in Implant Dentistry
FI: Você esteve intimamente envolvida no desenvolvimento do Currículo ITI e do Diploma ITI em Implantodontia. Como você acredita que eles atendem às necessidades dos praticantes hoje?

MA: Eu mencionei a mudança no cenário educacional anteriormente, e isso é realmente uma resposta à tendência de tratamento orientado para o paciente. Os pacientes desejam uma dentição saudável e atraente por toda a vida, e isso significa cada vez mais recorrer aos implantes dentários. Com o foco em longo prazo na educação e na ciência baseada em evidências, o ITI foi idealmente posicionado para desenvolver programas que atendam às necessidades dos profissionais que estão começando no campo, bem como para validar a experiência de profissionais experientes. Temos mais de 40 anos de experiência, uma sólida formação no desenvolvimento de ferramentas educacionais e contamos com especialistas que estiveram envolvidos com a educação ao longo de suas carreiras. Ao aderir a um alto padrão de educação, possibilitamos o acesso aos melhores padrões de tratamento possíveis para os pacientes.

FI: Muito obrigado, Merete, por conversar conosco e nos contar sobre algumas das maneiras pelas quais o ITI está contribuindo para a educação em implantodontia.