Article

Ask the Experts
Introdução

Desta vez, pedimos aos especialistas Yeliz Çavuşoğlu (Turquia), Chatchai Kunavisarut (Tailândia), Dean Morton (EUA) e Nicola U. Zitzmann (Suíça) para dar sua opinião sobre a escolha do material ideal para um complexo pilar-coroa estético.

Yeliz Çavuşoğlu

Este é um dilema que enfrentamos em quase todas as restaurações sobre implantes na região anterior.

Para restaurações unitárias sobre implante na área estética, é possível ter ótimos resultados com um pilar personalizado de zircônia de peça única e coroa cerâmica. No entanto, quando falamos em “ótimo”, estamos falando de muitas propriedades do portfólio. A solução deve ser de cor próxima aos dentes, altamente adaptável à mucosa, forte o suficiente para resistir às forças de mastigação, facilmente replicada na maioria das situações e acessível para a maioria das pessoas.

Atualmente, temos uma infinidade de opções, principalmente desde a adoção da odontologia digital. Uma restauração monolítica computadorizada sobre um pilar pré-fabricado de titânio seria minha preferência. A restauração monolítica fornece um forte suporte para a mucosa, bem como uma tonalidade agradável. O pilar original de titânio, por outro lado, mantém a força central de todo o complexo, proporcionando a melhor adaptação ao conjunto. A conexão entre o pilar e a coroa, constituída por dois materiais distintos (titânio e zircónia), é o elo mais fraco deste complexo.

Como protesista, eu também gostaria de uma solução perfeita: um novo material da cor do dente que pode ser utilizado para fazer um pilar e uma coroa de peça única que se conecta ao corpo do implante suavemente. Finalmente, esta liga deve ser produzida digitalmente para uma gama de aplicações, desde restaurações unitárias até restaurações múltiplas. Como resultado, não haveria mais um complexo pilar-coroa, e sim apenas uma supraestrutura com menos falhas mecânicas nos implantes.