About

Simon Storgård Jensen
Prof. Dr. Simon Storgård Jensen é consultor do Departamento de Cirurgia Oral e Maxilofacial do Hospital Universitário de Copenhague e professor da Faculdade de Saúde e Ciências Médicas do Departamento de Odontologia, Seção de Biologia Oral e Imunopatologia da Universidade de Copenhague. Ele recebeu seu DDS pela Universidade de Copenhague em 1996 e foi certificado como especialista em Cirurgia Oral e Maxilofacial em 2004. O Prof. Storgård Jensen é Fellow do ITI desde 2004, e atuou como Delegado de Educação (2005-2015) e Presidente do Secção ITI Dinamarca (2015-2018). Suas principais áreas de pesquisa incluem implantodontia, materiais de enxerto e procedimentos de aumento ósseo. Sua pesquisa foi apresentada mundialmente em palestras, livros didáticos e artigos em periódicos revisados por pares.
Articles
Feature Article
A anquilose pode ocorrer após lesões dentárias traumáticas e principalmente após lesões do tipo luxação. A anquilose pode progredir lenta ou rapidamente, mas eventualmente levará à perda do dente. Em indivíduos em crescimento, a anquilose leva à infraposição do dente afetado. Pela mesma razão, o tratamento com implantes não é recomendado antes do término do crescimento alveolar para evitar a infraposição do implante.
Feature Article
O Grupo 1 da 7ª Conferência de Consenso do ITI foi encarregado de entregar um relatório e declarações que incluíssem recomendações clínicas, recomendações para pesquisas futuras e reflexões sobre as perspectivas dos pacientes para dois temas: o efeito da espessura da parede óssea vestibular (EOV) na perda óssea vertical e estabilidade dos tecidos peri-implantares, duros e moles, após a colocação do implante nas cristas ósseas cicatrizadas e os resultados do aumento dos tecidos moles (ATM) ao redor dos locais dos implantes. Recomenda-se cautela na interpretação dos resultados das revisões sistemáticas devido à heterogeneidade; no entanto, as evidências disponíveis e a opinião de especialistas identificaram que podem ocorrer efeitos adversos se a EOV for inferior a 1,5 mm após a instalação do implante e que o aumento ósseo pode ter efeitos protetores. O ATM pode melhorar a estabilidade da margem dos tecidos moles ao longo do tempo e pode proporcionar outros benefícios estéticos. Os enxertos autógenos de tecido conjuntivo têm evidências mais robustas para apoiar seu uso em relação aos substitutos de tecidos moles, mas atualmente não há evidências suficientes comparando técnicas e materiais para tirar uma conclusão sólida. O ATM também pode melhorar os resultados relatados pelos pacientes em relação ao conforto ao realizar medidas de higiene oral.